Saiba quem foi Cochrane, escocês contratado para garantir independência do Brasil

Vídeo é o segundo da série Figuras da Independência, da TV Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

Foram muitas as batalhas travadas para garantir a independência e a unidade do Brasil após 7 de setembro de 1822. Um escocês, contratado por dom Pedro 1º para comandar a Marinha brasileira, foi um dos protagonistas desses conflitos.

O almirante Thomas Cochrane havia participado das guerras contra Napoleão Bonaparte na Europa e atuado na luta pela independência do Chile antes de chegar ao Brasil, em 1823. Por aqui, teve papel decisivo na expulsão dos portugueses do território e na repressão a movimentos separatistas; veja abaixo.

Este é o segundo vídeo da série Figuras da Independência, produção realizada pela TV Folha, com edição e animações de Henrique Santana. O primeiro, publicado em junho, apresentou o papel político da imperatriz Leopoldina no processo de emancipação do Brasil.

Até setembro, mês em que é celebrado o bicentenário da independência, serão publicados vídeos que apresentam outros personagens do período. Dom Pedro 1º, José Bonifácio de Andrada e Silva e as mulheres que tiveram destaque nas guerras pela independência são alguns exemplos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.