Documentário da TV Folha retrata corrida presidencial nas cidades de Lula e Bolsonaro; assista

Vídeo acompanha apoiadores dos dois candidatos em Eldorado (SP) e Garanhuns (PE)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As cidades de Garanhuns, no agreste pernambucano, e Eldorado, no interior paulista, são ligadas por um traço comum: as duas são berços dos protagonistas das eleições de 2022.

É verdade que tanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto Jair Bolsonaro (PL) mudaram para grandes centros urbanos há décadas, mas eles ainda parecem manter o apoio nas suas regiões de origem.

Nas eleições de 2018, o petista Fernando Haddad teve 72% dos votos válidos na Garanhuns de Lula contra 28% do atual mandatário. Já na cidade do Vale do Ribeira, o candidato vencedor foi Bolsonaro, mas por uma margem mais estreita –54% dos eleitores escolheram o atual presidente e 46% foram com o petista.

A catadora de materiais recicláveis Marli participa de ato a favor do presidente Bolsonaro em Eldorado, no interior de São Paulo
A catadora de materiais recicláveis Marli participa de ato a favor do presidente Bolsonaro em Eldorado, no interior de São Paulo - Henrique Santana/Folhapress

Só que de lá para cá muita coisa mudou. Bolsonaro estabeleceu residência no Palácio do Alvorada, e Lula saiu da prisão, recuperando seus direitos políticos. Desde então, o petista lidera as pesquisas de intenção de voto. Mas o presidente tenta reverter o quadro na busca pela reeleição.

Para entender como a corrida eleitoral afeta os moradores nas cidades dos presidenciáveis, desde julho a TV Folha acompanha as movimentações políticas em Eldorado e Garanhuns.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.