Descrição de chapéu google internet

Google lança Web Stories no Brasil; saiba como encontrá-los

Folha já trabalha as narrativas visuais em parceria com o Google desde abril deste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde abril de 2020, a Folha publica diariamente, em parceria com o Google, conteúdo no formato Web Stories. São narrativas visuais sobre saúde, comida, cultura, turismo, cotidiano, games e dicas de faça você mesmo.

Com recursos multimídia como vídeos, animações, gifs, áudios, fotos e textos, os Web Stories permitem contar histórias de uma maneira mais dinâmica, imersiva e envolvente, em um formato desenvolvido para ser acessado com facilidade via celulares ou tablet.

A partir desta terça-feira (6), os usuários do Google no Brasil podem encontrar os Web Stories também por meio da busca de termos ou imagens no Google e pelo Discover --seleção de notícias de acordo com os seus interesses --sempre sinalizados com o símbolo de carrossel ou com o título “Histórias Visuais”.

Estados Unidos e Índia também têm acesso ao recurso, que será lançado em outros países em breve. Será possível aos usuários criar suas próprias histórias, por meio do recém-lançado Web Stories Editor. Acesse stories.google para saber mais.

Reprodução de Web Stories, parceria do Google com a Folha
Reprodução de Web Stories, parceria da Folha com o Google - Reprodução

O formato Web Stories é a versão do Google dos tradicionais stories de redes sociais, inaugurado com o Snapchat no início da década, passando pelos stories do Facebook e Instagram, status do WhatsApp e fleets do Twitter. A diferença é que os Web Stories não desaparecem depois de 24 horas, pelo contrário. O conteúdo de caráter “evergreen” --mais atemporal do que a cobertura noticiosa diária feita pela Folha -- pode ser consultado a qualquer momento.

Com isso, a ideia é que o leitor saia de um Web Stories da Folha tendo aprendido algo de valor para o seu dia --como montar seu home-office, como comer menos doces, como fazer amigos depois dos 30 -- e até mesmo algum contexto mais aprofundado de informações e referências do noticiário --como o que foi a Revolta da Vacina ou a história da urna eletrônica no Brasil, por exemplo.

A Folha possui uma página de Web Stories, que concentra toda a produção de narrativas visuais do jornal. Já são mais de 250 Webs em categorias como cultura, cotidiano, saúde e bem-estar, comida, faça você mesmo, turismo, tec e games.

Confira um Web Stories na íntegra:

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.