Diferenças entre os tipos de vinho

Para um bom bebedor de vinhos, meia palavra não basta. É preciso entender como os tipos da bebida se diferenciam para poder apreciá-los. Aprenda tudo neste Web Story: 

Tintos

São produzidos com enorme variedade de uvas tintas, que colorem a bebida de roxo ou vermelho. Os resultados variam com a região e as técnicas de produção empregadas

Podem ir dos mais leves e refrescantes, que devem ser bebidos imediatamente (como o Beaujolais Nouveau da Bourgogne francesa), aos densos e encorpados, como os Cabernet Sauvignon da Califórnia (EUA)

Brancos secos

Feitos geralmente com uvas brancas. Na sua maioria são joven, frescos e mais simples –sem profundidade de aromas e sabores. É o caso dos Bordeaux brancos e do italiano Frascati

Também podem ser frutados e aromáticos como os melhores alemães do Reno e Mosela (Riesling) e os da Nova Zelândia

Brancos doces

Chamados de vinhos de sobremesa, seu açúcar vem da própria uva. O mais famoso é o Sauternes (e seu vizinho Barsac), da região de Bordeaux (uvas Sémillon e Sauvignon)

Rosés

Produzidos com uvas tintas, cuja casca é retirada no meio do processo, de forma que tinja apenas levemente o vinho. São produzidos na França, no vale do Rhône (Tavel) e no vale do Loire (Rosé d’Anjou)

Espumantes

Feitos de uvas brancas ou tintas, resultando num vinho branco ou rosé, com gás. O melhor exemplo é o feito na região de Champagne (na França)

Fortificados

Produzidos como vinhos de mesa, têm adição de álcool, são mais doces e têm maior durabilidade. É o caso do vinho do Porto e do Madeira (Portugal), do Jerez (Espanha) 

Que saber mais sobre vinhos? Conheça a história da bebida:

Sua assinatura ajuda a Folha a seguir fazendo um jornalismo independente e de qualidade

Veja as principais notícias do dia no Brasil e no mundo

TEXTOS

Folha de S.Paulo

IMAGENS

Unsplash
Pexels

PRODUÇÃO DE WEB STORIES

Manuela Ferraro