A história da Ford no Brasil

A montadora chegou no país há mais de cem anos. Foi a primeira grande fabricante de veículos a se instalar no Brasil, que vivia a pré-história do automóvel

O termo montadora vem daí: os veículos vinham aos pedaços dos EUA, cabia aos operários encaixar as peças

A autorização para o início das operações no centro de SP foi dada no dia 24 de abril de 1919. Os US$ 25 mil disponibilizados vieram da Argentina, 1º país sul-americano a receber instalações da empresa

O primeiro sucesso no país foi um modelo de porte compacto, o Ford T. Graças a ele, a empresa passou dos 12 funcionários de 1919 para cerca de 130 em 1924, ano em que foram feitos 5.000 veículos

O interesse pelo automóvel crescia no Brasil e, entre 1925 e 1927, a Ford inaugurou linhas de montagem em Recife, Porto Alegre e Rio. O Modelo A, mais conhecido como Fordinho, surgiu na época e logo virou o mais vendido do país

Os negócios foram bem até 1929, quando a quebra da Bolsa de Nova York e a crise no Brasil à beira da Revolução de 1930 mudaram o cenário

Nos anos seguintes, foram fechadas as linhas de montagem fora de São Paulo. As dificuldades no Brasil e no exterior fizeram a marca pensar em nacionalizar componentes

Os planos ganharam corpo durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). A produção ficou parada em grande parte desse período, por queda na demanda e falta de peças

Com o fim do conflito, o mercado brasileiro começa a receber os carros compactos que fazem parte da reconstrução da Europa, entre eles, o inglês Ford Prefect, que chega por volta de 1947

Em 1953, a montadora se muda para o bairro do Ipiranga (zona sul de São Paulo). Dois anos depois, começa o processo de nacionalização, com cabines de picapes e caminhões feitas com aço de Volta Redonda (RJ)

A notoriedade da marca se consolidou com o lançamento de seu primeiro carro produzido no Brasil, o sedã grande Galaxie 500. O modelo transformou a Ford em referência de luxo

Aquele 1967 teve outro marco: a montadora adquiriu o controle da Willys-Overland do Brasil e assumiu as fábricas de São Bernardo do Campo (ABC) e de Taubaté (interior de São Paulo)

Os carros em desenvolvimento pela Willys vieram junto: em 1969, chegava às lojas o Ford Corcel, desenvolvido em parceria com a Renault

A grande mudança ocorreu em 1987, com o estabelecimento da Autolatina, parceria regional com a alemã Volkswagen

Foi uma década ruim para a montadora americana, que perdeu mercado e teve de se reerguer com o lançamento do primeiro Fiesta nacional, em 1996

Em 2001 a Ford inicia as operações em sua nova fábrica, na cidade de Camaçari (BA)

Em 2019, o ano do centenário marcou o fim da produção de caminhões da empresa no Brasil e o adeus dos modelos Fiesta e Focus

Em janeiro de 2021 a  empresa anunciou o fechamento de todas as fábricas no Brasil. O anúncio deve impactar mais de 5 mil trabalhadores

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TEXTOS

Eduardo Sodré, Fernanda Brigatti e João Valadares

IMAGENS

Eduardo Knapp, Marcus Leoni, Rodney Suguita, Paulo Giandália, Jorge Araújo, Diego Padgurschi, Sergio Tomisaki e UH/Folhapress
Miguel Schinchariol/AFP
Vincent Kessler/Reuters
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Reprodução/Ford
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