Como usar as redes sociais para negócios

Ter uma boa presença e fazer vendas online tem se tornado indispensável para pequenos comerciantes

A falta de experiência, entretanto, pode levar o empreendedor a cometer falhas banais na gestão desses canais, que podem afundar a empresa

A seguir, confira dez dos erros mais cometidos pelas empresas e dicas de como resolvê-los, segundo especialistas na área

Informações básicas

Se coisas simples como horário de funcionamento e preços não estiverem disponíveis facilmente, passa-se uma péssima impressão, como se a pessoa entrasse numa loja fantasma, onde há produtos expostos e nada mais

Um exemplo clássico desse tipo de descaso é o famoso “preço por inbox”, quando a empresa não deixa essa informação disponível e só a revela por mensagem privada

Postagens constantes —feitas ao menos uma vez por semana  indicam que o negócio está ativo

Outdoor

Se a empresa publicar só fotos de produtos, por mais que as informações das postagens estejam corretas, isso pode acabar irritando os seus seguidores, que vão ter sua linha do tempo tomada por mercadorias

Em vez disso, interaja com o público: faça enquetes, poste stories, conte mais sobre seus itens, não simplesmente poste suas fotos. O engajamento ajuda a vender mais

Seguidores comprados

É melhor ter menos seguidores, mas mais engajados, do que vários que nem sabem da existência da sua empresa

Hashtags

Se utilizadas de maneira estratégica, priorizando palavras-chave para o produto ou serviço, as hashtags fazem com que as postagens sejam distribuídas para quem tem interesse no que você vende

Conteúdo impulsionado

As redes sociais funcionam na base da publicidade. O pequeno empresário não pode ter a ilusão de que vai conseguir ter um grande engajamento em suas postagens e alcançar muitos consumidores sem fazer uso dessa estratégia

Ctrl + C; Ctlr + V

Copiar posts de concorrentes mata a identidade de qualquer negócio. Se a marca não tiver algo que a diferencie das outras, vai perder clientes

Vácuo

O empresário deve separar ao menos uma hora por dia para fazer uma “ronda” e retornar os contatos de clientes. A resposta deve ser dada o mais rápido possível, de preferência em até 24 horas

Grosseria

Pior do que não responder o consumidor é se dirigir a ele de maneira desrespeitosa ao receber uma crítica nas redes

O recomendado é agradecer pelo feedback, mesmo que seja negativo, e entrar em contato com o cliente para entender melhor a experiência pela qual ele passou

Influenciadores

Explore o universo dos nano e microinfluenciadores, com poucos milhares de seguidores. Em geral, eles têm atuação regional ou focada em um nicho de mercado

Vale mapear os influenciadores que têm mais a ver com o perfil da marca e lhes oferecer propostas. Muitas vezes, há possibilidade de fazer permutas —os famosos “recebidos”

Qualidade

Imagens com resolução baixa, pixeladas, ou um cenário desarrumado e textos com erros básicos de português passam uma imagem de desleixo

Evite esses erros para um perfil campeão!

Começando a empreender? Veja como sair da informalidade

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TEXTOS

Dante Ferrasoli

IMAGENS

Unsplash
Lifetime, darkbean, boy.betts, badblueprints, Omer Studios, La Guarimba Film Festival,  sambmotion, Flamingo Services e The Simpsons/Giphy

PRODUÇÃO DE WEB STORIES

Rebeca Oliveira