Carros 1.0 deixaram de ser populares no preço, mas continuam sendo econômicos no consumo
Testes feitos pelo Instituto Mauá de Tecnologia mostram que os modelos conseguem rodar até 10 km na cidade com um litro de etanol ou percorrer 21 km na estrada usando gasolina
Os dados ganham relevância em tempos de oscilações constantes no preço dos combustíveis
Os automóveis medidos foram Chevrolet Onix, Fiat Argo, Hyundai HB20 e Renault Sandero. Juntos, somam 314,2 mil unidades vendidas em 2020, de acordo com a Fenabrave
São equipados com câmbio manual e diferentes motores 1.0 flex de três cilindros, cujo foco é a eficiência energética
Os modelos foram escolhidos por acomodarem bem quatro adultos e incluírem ar-condicionado e direção com assistência elétrica ou hidráulica entre os itens de série
A má notícia é que nenhum desses carros novos que oferecem espaço digno no banco traseiro custa menos de R$ 50 mil (segundo valores de início de 2021)
Com base na tabela elaborada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o preço médio dos modelos avaliados teve alta de 16,8% em março de 2021 na comparação com março de 2020
Segundo o levantamento, o modelo mais em conta entre os avaliados é o Hyundai HB20. Oferece o menor espaço interno, mas foi o mais rápido
A evolução dos modelos é notável em comparação aos populares do início do século 21, época em que os principais itens de conforto eram vendidos em pacotes de opcionais cobrados à parte
Mas a alta dos preços faz os consumidores olharem para segmentos superiores ou considerarem adquirir um carro usado
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