O que é comunicação não violenta

Você já teve a sensação de que, por mais que você se esforce, as pessoas com quem você convive não conseguem lhe entender? Mesmo que você repita várias vezes

E quando você se dá conta, em vez de realmente discutirem o assunto que interessa, vocês estão trocando acusações ou reagindo de forma defensiva?

Esses embaraços acontecem com frequência em relações de todos os tipos, pessoais ou profissionais, e atrapalham o surgimento de uma conexão verdadeira entre as pessoas

O psicólogo americano Marshall Rosenberg  desenvolveu, na década de 1960, um método para ajudar as pessoas a se comunicarem de forma mais consciente: a Comunicação Não Violenta (CNV)

O método da CNV nos incentiva a desenvolver mais consciência sobre nossos sentimentos e necessidades em vez de julgar e culpar os outros

Isso não significa aceitar de forma passiva as situações que nos incomodam, mas entender a origem dos conflitos para encontrarmos soluções mais eficazes do que a mera troca de acusações

O primeiro passo para estabelecermos diálogos saudáveis é a observação dos fatos de forma objetiva, sem contaminá-los com nossos julgamentos

Outro ensinamento da CNV é a necessidade de compreendermos nossos sentimentos e assumirmos a responsabilidade por eles

Rosenberg observa que temos a tendência de culpar os outros pelo que sentimos, e que o comportamento alheio pode até ser um estímulo, mas não a causa dos nossos sentimentos

Daí a importância de identificar nossas necessidades e expectativas e reconhecer as dos outros

Tendo clareza sobre as nossas necessidades, chegamos ao momento de formular, em linguagem clara, pedidos específicos para resolver o impasse. E esse é um ponto crucial no processo da CNV

Se não nos expressamos, não podemos esperar que o outro adivinhe o que queremos.  Mas, como é um pedido, devemos lembrar que sempre podemos ouvir um “não”

Praticar Comunicação Não Violenta nem sempre é fácil, mas quando começamos a ter mais consciência sobre nossos sentimentos e necessidades e aprendemos a expressá-los...

...Bem como conseguimos ouvir e enxergar as necessidades dos outros, chegamos mais perto de um ponto de equilíbrio 

Teremos então maiores chances de criar e sustentar relações nutritivas e gratificantes

Praticar a escuta ativa vale não apenas para conflitos, mas para melhorar a comunicação no dia a dia. Veja também: como puxar assunto

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TEXTOS

Patrícia Britto

IMAGENS

Unsplash
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Rebeca Oliveira