O que é comunicação não violenta
Você já teve a sensação de que, por mais que você se esforce, as pessoas com quem você convive não conseguem lhe entender? Mesmo que você repita várias vezes
E quando você se dá conta, em vez de realmente discutirem o assunto que interessa, vocês estão trocando acusações ou reagindo de forma defensiva?
Esses embaraços acontecem com frequência em relações de todos os tipos, pessoais ou profissionais, e atrapalham o surgimento de uma conexão verdadeira entre as pessoas
O psicólogo americano Marshall Rosenberg desenvolveu, na década de 1960, um método para ajudar as pessoas a se comunicarem de forma mais consciente: a Comunicação Não Violenta (CNV)
O método da CNV nos incentiva a desenvolver mais consciência sobre nossos sentimentos e necessidades em vez de julgar e culpar os outros
Isso não significa aceitar de forma passiva as situações que nos incomodam, mas entender a origem dos conflitos para encontrarmos soluções mais eficazes do que a mera troca de acusações
O primeiro passo para estabelecermos diálogos saudáveis é a observação dos fatos de forma objetiva, sem contaminá-los com nossos julgamentos
Outro ensinamento da CNV é a necessidade de compreendermos nossos sentimentos e assumirmos a responsabilidade por eles
Rosenberg observa que temos a tendência de culpar os outros pelo que sentimos, e que o comportamento alheio pode até ser um estímulo, mas não a causa dos nossos sentimentos
Daí a importância de identificar nossas necessidades e expectativas e reconhecer as dos outros
Tendo clareza sobre as nossas necessidades, chegamos ao momento de formular, em linguagem clara, pedidos específicos para resolver o impasse. E esse é um ponto crucial no processo da CNV
Se não nos expressamos, não podemos esperar que o outro adivinhe o que queremos. Mas, como é um pedido, devemos lembrar que sempre podemos ouvir um “não”
Praticar Comunicação Não Violenta nem sempre é fácil, mas quando começamos a ter mais consciência sobre nossos sentimentos e necessidades e aprendemos a expressá-los...
...Bem como conseguimos ouvir e enxergar as necessidades dos outros, chegamos mais perto de um ponto de equilíbrio
Teremos então maiores chances de criar e sustentar relações nutritivas e gratificantes
Praticar a escuta ativa vale não apenas para conflitos, mas para melhorar a comunicação no dia a dia. Veja também: como puxar assunto
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TEXTOS
Patrícia Britto
IMAGENS
Unsplash
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PRODUÇÃO DE WEB STORIES
Rebeca Oliveira