Vale a pena fazer um MBA?

Para os que querem fazer uma pós-graduação mais voltada para a área comercial, o MBA pode ser uma boa opção

Segundo Rafael Souto, diretor-executivo da Produtive, empresa de recolocação, alguns profissionais esperam, após o alto dispêndio, uma valorização imediata da carreira, o que não costuma ocorrer

“Investimentos acadêmicos dão retorno a médio prazo. E o ganho vem pela entrega que a pessoa dá no trabalho, não necessariamente pela titulação”, diz

Há, sim, ele frisa, uma vantagem do profissional com MBA numa disputa de vaga, mas apenas se a experiência dos candidatos for a mesma

Pouco adianta, portanto, fazer um programa desse tipo sem bagagem profissional. Por isso, Souto não aconselha um recém-formado a buscar essa pós-graduação

A recomendação dele é que a pessoa procure fazer uma especialização em primeiro lugar para só mais adiante, com dois ou três anos de trabalho, ir atrás de um MBA

Guilherme Filgueiras, gerente sênior da empresa de recrutamento e seleção Michael Page, não enxerga o MBA como um diferencial que tende a garantir recolocação rápida ou valorização profissional

“É importante se você foca só uma área e quer se especializar apenas nela, mas hoje se valoriza o profissional multitarefas. Não precisa ter uma profundidade extrema num determinado tema para atuar”, diz

De acordo com ele, quem faz várias pós-graduações, em áreas correlatas, porém diferentes, tende a ter mais oportunidades de crescimento

Ficou na dúvida sobre qual tipo de pós escolher? O Web Stories abaixo pode ajudar:

Sua assinatura ajuda a Folha a seguir fazendo um jornalismo independente e de qualidade

Veja as principais notícias do dia no Brasil e no mundo

TEXTOS

Dante Ferrasoli

IMAGENS

Soundtrap, Ben Rosett, sps universal, van tay media,  Amy Hirschi, Priscilla Du Preez, Shubham Sharan/Unsplash

PRODUÇÃO DE WEB STORIES

Ana Luísa Moraes