Vale a pena fazer um MBA?
Para os que querem fazer uma pós-graduação mais voltada para a área comercial, o MBA pode ser uma boa opção
No Brasil, esse tipo de curso geralmente dura de um a dois anos. O investimento costuma ser elevado
Segundo Rafael Souto, diretor-executivo da Produtive, empresa de recolocação, alguns profissionais esperam, após o alto dispêndio, uma valorização imediata da carreira, o que não costuma ocorrer
“Investimentos acadêmicos dão retorno a médio prazo. E o ganho vem pela entrega que a pessoa dá no trabalho, não necessariamente pela titulação”, diz
Há, sim, ele frisa, uma vantagem do profissional com MBA numa disputa de vaga, mas apenas se a experiência dos candidatos for a mesma
Pouco adianta, portanto, fazer um programa desse tipo sem bagagem profissional. Por isso, Souto não aconselha um recém-formado a buscar essa pós-graduação
A recomendação dele é que a pessoa procure fazer uma especialização em primeiro lugar para só mais adiante, com dois ou três anos de trabalho, ir atrás de um MBA
Guilherme Filgueiras, gerente sênior da empresa de recrutamento e seleção Michael Page, não enxerga o MBA como um diferencial que tende a garantir recolocação rápida ou valorização profissional
“É importante se você foca só uma área e quer se especializar apenas nela, mas hoje se valoriza o profissional multitarefas. Não precisa ter uma profundidade extrema num determinado tema para atuar”, diz
De acordo com ele, quem faz várias pós-graduações, em áreas correlatas, porém diferentes, tende a ter mais oportunidades de crescimento
Ficou na dúvida sobre qual tipo de pós escolher? O Web Stories abaixo pode ajudar:
Sua assinatura ajuda a Folha a seguir fazendo um jornalismo independente e de qualidade
Veja as principais notícias do dia no Brasil e no mundo
TEXTOS
Dante Ferrasoli
IMAGENS
Soundtrap, Ben Rosett, sps universal, van tay media, Amy Hirschi, Priscilla Du Preez, Shubham Sharan/Unsplash
PRODUÇÃO DE WEB STORIES
Ana Luísa Moraes