A evolução da segurança automotiva

Mais de 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana, segundo dados da OMS. A evolução da tecnologia dos veículos é essencial para diminuir os riscos. Veja a seguir:

Historiadores acreditam que pedras utilizadas para atravessar canais de esgoto que passavam pelas ruas de Pompeia foram as precursoras das faixas de pedestres

Há 2000 anos

O primeiro semáforo é instalado em um cruzamento de Londres. É operado manualmente, por meio de uma manivela, e já traz as luzes vermelha e verde usadas até hoje

1868

O Citroën Traction Avant é o primeiro carro a receber pneus radiais, desenvolvidos pela Michelin. A nova estrutura, mais rígida, evita deformações em uso e melhora a estabilidade dos veículos

1949

Bonecos de "crash test", que simulam a anatomia humana, começam a ser utilizados no desenvolvimento dos carros. No passado, as montadoras chegaram a usar cadáveres nas avaliações

1950

A Volvo apresenta o primeiro cinto de segurança com três pontos de ancoragem, desenvolvido pelo engenheiro sueco Nils Bohlin (1920-2002). O item torna-se padrão na indústria

1959

Antes, cadeirinhas infantis serviam apenas para entreter filhos pequenos —traziam até um pequeno volante. A Volvo desenvolve um assento que ajuda a reter as crianças em caso de colisão frontal ou lateral

1964

O primeiro laboratório brasileiro de "crash test" é inaugurado pela Volkswagen. Batidas a 50 km/h ajudam a medir o deslocamento da coluna de direção e detectar vazamento de combustível em acidentes

1971

Após anos de testes, o primeiro carro equipado com airbag frontal chega às lojas. O item surge como opcional no Oldsmobile Toronado para contornar outro problema: os americanos relutam em usar cintos de segurança

1973

A Renault inicia a produção do compacto Clio. É o primeiro carro popular nacional a trazer airbag duplo frontal como item de série. Em 2014, o equipamento passa a ser obrigatório

1999

As montadoras começam a lançar carros que utilizam aços de ultrarresistência em partes da carroceria. O material reduz as deformações da cabine em caso de colisão

2011

A Google avança nos sistemas de condução autônoma, com testes em pistas fechadas. A indústria segue nesta direção, com o objetivo de reduzir acidentes e tornar o carro atraente para novos públicos

2014

Tem medo de dirigir? Confira algumas dicas:

Sua assinatura ajuda a Folha a seguir fazendo um jornalismo independente e de qualidade

Veja as principais notícias do dia no Brasil e no mundo

TEXTOS

Folha de S.Paulo

IMAGENS

Samuele Errico Piccarini, Pranay Pareek/Unsplash, Luciano Avolio/Fotolia, Reprodução, Divulgação, Reprodução

PRODUÇÃO DE WEB STORIES

Ana Luísa Moraes