Como são feitas as pesquisas eleitorais
Em cada pesquisa, o Datafolha ouve, em média, 2,5 mil pessoas na amostra nacional
Quando o levantamento inclui a exposição nos estados, esse número chega perto de 8 mil
Para trazer a representação de diferentes grupos da população, em um país com milhões de pessoas, existe a amostra
Funciona assim: a pesquisa precisa dar voz a diferentes perfis. No caso das eleições, quem precisa ser ouvido são os brasileiros com 16 anos ou mais
A escolha dos locais em que a pesquisa é coletada é realizada por sorteio, de acordo com critérios estatísticos para a definição da amostra
Após a seleção das cidades e bairros em que a pesquisa será coletada, o Datafolha define o perfil dos entrevistados para a amostragem
Com isso, em cada lugar são sorteados pontos com circulação de pessoas e o pesquisador deve cumprir uma cota de entrevistas no local, sempre conforme as regras
Importante: a seleção precisa ser aleatória. Por isso, o pesquisador não pode escolher quem vai entrevistar e ninguém pode se oferecer para responder
Caso esse procedimento não seja seguido, o resultado da pesquisa pode ser enviesado
Algumas pessoas podem se deslocar para o local da entrevista para responder aos questionamentos em favor de algum candidato, o que interfere no final
Por isso, é difícil conhecer alguém que já tenha sido entrevistado pelo instituto. Tudo envolve probabilidade e estatística
Esse tipo de pesquisa serve como um diagnóstico do cenário eleitoral no exato momento em que foi feita, e não para acertar o resultado
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Folha de S.Paulo
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