Conheça a obra de Roald Dahl

Você conhece o personagem Willy Wonka, do filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate", certo?

E a bruxinha do clássico "Matilda"?

Acontece que o senhor Wonka não nasceu direto nas telonas. Nem a bruxinha Matilda

O berço foi as páginas dos livros de Roald Dahl, escritor inglês

Embora tenha vendido mais de 250 milhões de livros no mundo, no Brasil, o autor acabou mais conhecido pelas adaptações cinematográficas de sua obra

Os personagens de Dahl nunca são superbonzinhos. Há figuras como um casal que come empadão de passarinho, bruxas que prendem crianças em quadros, e os visitantes da “Fantástica Fábrica...”, punidos por malcriações

“As partes que os adultos acham pesadas são as que mais mexem com as crianças. É importante entrar em contato com todo tipo de sentimento”, diz o professor de filosofia e editor Joaquim Toledo Jr.

Doutora em teoria literária, Isabel Lopes Coelho diz que oferecer referências além do “mundo cor de rosa” às crianças pode prepará-las melhor para o “mundo real”

Muitas vezes adultos imaginam que as crianças vão imitar comportamentos inadequados de obras de ficção. Mas basta ler para elas para perceber que compreendem perfeitamente o espaço ficcional, com suas regras próprias de funcionamento, e seu espelhamento específico da realidade.

Tiago Ferro, autor de “O Pai de Menina Morta”, romance vencedor do prêmio Jabuti 2019

Em julho de 2020, já estão publicados no Brasil os livros "O Remédio Maravilhoso de Jorge", "As Bruxas", "A Fantástica Fábrica de Chocolates", "Os Pestes" e "O BGA: O Bom Gigante Amigo"

Gosta de literatura infantil? Saiba o que Antoine de Saint-Exupéry e o Pequeno Príncipe têm em comum

Saiba mais

TEXTOS

Marcella Franco

IMAGENS

The Roald Dahl Story Company Limited
Divulgação/Disney
Stan/Giphy

PRODUÇÃO DE WEB STORIES

Rebeca Oliveira

Veja outros Web Stories