A história dos sapatos Crocs

Eleitos em 2010 pela revista Time como uma das 50 piores invenções da história, os sapatos da Crocs sempre renderam memes, comentários ácidos e reprovações fashionistas

O que ninguém esperava é que após quase duas décadas de criação, a marca representasse uma potente tendência e se tornasse líder de vendas no setor

A empresa Crocs Inc. foi fundada nos Estados Unidos, no estado do Colorado, em 2002

Os sapatos da empresa são fabricados a partir de uma leve resina de célula fechada, a croslite, o que traz seu aspecto espumoso e antiderrapante

A croslite era um novo material leve, confortável e com ótima durabilidade. Era utilizado em sapatos para marinheiros

A Crocs fez grande sucesso cinco anos depois e quase chegou à falência durante a crise de 2008. Desde o começo, o design dos sapatos dividiu os consumidores 

Seis anos depois, recuperou fôlego com uma reestruturação interna

No primeiro trimestre de 2021, a empresa faturou US$ 460,1 milhões (ou R$ 2,3 bilhões), um aumento de 63,6% em relação ao mesmo período do ano passado

Em 2016 o designer Christopher Kane expôs em Londres um crocs cristalizado, de mármore e diamante, que causu espanto em muita gente

Em 2020, em parceria com a franquia de fast food KFC, a marca lançou um calçado  inspirado nos baldes de frango vendidos pelo restaurante —foi um sucesso

Em 2021, a Crocs anunciou um sapato de salto em parceria com a marca Balenciaga. A novidade deve ser lançada em 2022

Saiba mais sobre a criadora da Chanel, uma outra marca que lança tendências de moda:

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TEXTOS

Folha de S.Paulo

IMAGENS

Adwaid Nk, Nathan Dumlao, Bernard Hermant, Dym Cozzy/Unsplash, Giphy, Scott Olson/AFP

PRODUÇÃO DE WEB STORIES

Ana Luísa Moraes