A história da Netflix

Em 1997, uma pequena start-up de tecnologia criada por Marc Randolph havia sido adquirida por uma empresa de software que pertencia a Reed Hastings, chamada Pure Atria

Marc Randolph

Diariamente, Randolph e  Hastings iam juntos para o trabalho de carro conversando sobre criar um novo negócio que envolvesse internet. O primeiro tinha muitas ideias, e o segundo, dinheiro

Reed Hastings

Randolph diz que apresentou mais de 110 ideias, entre as quais de empresas de vendas de xampu, pranchas de surfe e bonés personalizados

Hasting se lembrou da uma dívida por atraso na Blockbuster e pensou em algo relacionado a esse mercado

Inventado alguns anos antes, o DVD começava lentamente a se apresentar como uma alternativa ao videocassete (VHS)

E os dois sócios logo entenderam que a nova empresa deveria focar a tecnologia mais recente. Aluguel de DVDs de filmes pelo correio, a partir de um site na internet

Para começar o negócio, levantaram US$ 2 milhões. Atualmente, a empresa vale cerca de US$ 100 bilhões

A Netflix entrou em operação em 14 de abril de 1998. Ainda em 1998, Jeff Bezos, dono da Amazon, sinalizou interesse em comprar a Netflix, mas Hastings e Randolph recusaram

Em setembro de 2000, foi a vez de a Blockbuster manifestar interesse. O CEO da empresa se esforçou para não rir quando Hastings deu o preço que queriam: US$ 50 milhões

O negócio, como se sabe, não foi feito. Dez anos depois, assolada pelo sucesso do serviço de streaming, a locadora declarou falência

A Netflix lançou seu serviço de Streaming em 2010, no Canadá. Nos anos seguintes, a empresa passou por um enorme processo de expansão 

A série "Stranger Things" é um dos maiores sucessos da Netflix. Veja algumas curiosidades sobre a produção:

Sua assinatura ajuda a Folha a seguir fazendo um jornalismo independente e de qualidade

Veja as principais notícias do dia no Brasil e no mundo

TEXTOS

Folha de S.Paulo

IMAGENS

David Balev, Sean Benesh, cHoLoNg cHoI, Venti Views/Unsplash, Diego Padgurschi/Folhapress, Divulgação/Netflix

PRODUÇÃO DE WEB STORIES

Ana Luísa Moraes