Como a boneca Barbie ganhou importância na luta pela inclusão

Por cerca de seis décadas, a boneca Barbie, fabricada pela companhia de brinquedos Mattel, ditou tendências de moda e foi reflexo de um padrão de beleza ocidental: Loira, magra e com olhos azuis

Mas, a invenção de Ruth Handler tem se tornado mais versátil e inclusiva

A marca tentou ressignificar o que é "ser uma Barbie" algumas vezes ao longo de sua trajetória, como com o lançamento da primeira boneca negra ainda na década de 1960

Mas foi somente em 2016 que incorporou novas silhuetas, abraçou a diversidade em diferentes tons e aderiu a etnias e estilos diversos com a ideia de promover a representatividade

A linha Fashionistas da boneca conta com mais de 170 modelos, entre eles bonecas carecas, com vitiligo, negras, deficientes físicas, asiáticas, entre outras

Queremos representar melhor as pessoas e o mundo que as crianças veem ao seu redor

Kim Culmore, vice-presidente de design da Barbie

A importância de estratégias de inclusão nas organizações e marcas não vem de hoje

Há 19 anos, a ONU criou o Dia Mundial da Diversidade Cultural e Desenvolvimento, celebrado em 21 de maio, com o objetivo de fomentar o diálogo sobre respeito e compreensão da preservação das diferenças

A psicopedagoga Sueli Conte explica que as relações da primeira infância com a diversidade são necessárias para o desenvolvimento

Mas para isso, é importante que os produtos sejam acessíveis e não vistos apenas como uma série especial ou de nicho

TEXTOS

Ana Beatriz Gonçalves/F5

IMAGENS

Divulgação/Mattel
Aaron Gonzales e 
clara.creates/Giphy

PRODUÇÃO DE WEB STORIES

Rebeca Oliveira