Como o TikTok está mudando a indústria do pop, um vídeo de cada vez
A essa altura você já deve ter ouvido falar do TikTok, aplicativo chinês de vídeos de dublagens, atuações, dancinhas e desafios, entre outras formas de entretenimento
Faz sucesso no app o que gera interações e releituras. Tudo que puder ser reaproveitado e relançado com um toque pessoal
A plataforma já tem mais de 800 milhões de usuários pelo mundo e tem influenciado a indústria da música e do audiovisual
Alguns dos grandes ganhadores do Grammy 2020 fizeram sucesso primeiro na plataforma. Foi o caso de Lil Nas X, com "Old Town Road" e Lizzo, com "Truth Hurts"
Um dos grandes segredos da plataforma é a facilidade para editar vídeos com a trilha que você quiser, direto no celular
Além da facilidade de divulgação. O app dá a sensação de que qualquer um está a apenas um TikTok de distância de viralizar, explica o repórter Lucas Brêda
Há, entretanto, controvérsias sobre essa democratização da produção de conteúdo. Uma reportagem publicada pelo The Intercept afirma que a plataforma tinha diretrizes que censuravam conteúdo que fugisse à estética "padrão"
O TikTok se manifestou dizendo que os documentos de fato existiam e que eram uma forma de "tentar evitar bullying" e que a iniciativa foi encerrada
O TikTok enfrentou preconceito aqui no Brasil por ser uma rede social com muitos adolescentes e jovens, mas vem conquistando espaço entre os mais velhos
Empresas de comunicação como o BuzzFeed e The Washington Post já apostam em conteúdo na plataforma para atrair público mais jovem
O TikTok é fruto da chamada "cultura remix". Ouça no podcast Expresso Ilustrada: