Como o TikTok está mudando a indústria do pop, um vídeo de cada vez

A essa altura você já deve ter ouvido falar do TikTok, aplicativo chinês de vídeos de dublagens, atuações, dancinhas e desafios, entre outras formas de entretenimento

Faz sucesso no app o que gera interações e releituras.  Tudo que puder ser reaproveitado e relançado com um toque pessoal

A plataforma já tem mais de 800 milhões de usuários pelo mundo e tem influenciado a indústria da música e do audiovisual

Alguns dos grandes ganhadores do Grammy 2020 fizeram sucesso primeiro na plataforma. Foi o caso de Lil Nas X, com  "Old Town Road" e Lizzo, com "Truth Hurts"

Um dos grandes segredos da plataforma é a facilidade para editar vídeos com a trilha que você quiser, direto no celular

Além da facilidade de divulgação. O app dá a sensação de que qualquer um está a apenas um TikTok de distância de viralizar, explica o repórter Lucas Brêda

Há, entretanto, controvérsias sobre essa democratização da produção de conteúdo. Uma reportagem publicada pelo The Intercept afirma que a plataforma tinha diretrizes que censuravam conteúdo que fugisse à estética "padrão"

O TikTok se manifestou dizendo que os documentos de fato existiam e que eram uma forma de "tentar evitar bullying" e que a iniciativa foi encerrada

O TikTok enfrentou preconceito aqui no Brasil por ser uma rede social com muitos adolescentes e jovens, mas vem conquistando espaço entre os mais velhos

Empresas de comunicação como o BuzzFeed e The Washington Post já apostam em conteúdo na plataforma para atrair público mais jovem

O TikTok é fruto da chamada "cultura remix". Ouça no podcast Expresso Ilustrada:

TEXTOS

Lucas Brêda
Ricardo Ampudia
Nelson de Sá
Painel S.A.

IMAGENS

Jairo Malta
TikTok
Danish Siddiqui/Reuters
Joel Saget/AFP
Noah Seelam/AFP
AFP

PRODUÇÃO DE WEB STORIES

ÁUDIO

Podcast Expresso Ilustrada

Rebeca Oliveira