Os tempos mudaram. Para muitas profissões já não é mais estritamente necessário ir a um escritório para desenvolver sua função
Cabe ao gestor criar práticas para otimizar o dia a dia de todos e prezar pelos resultados, respeitando os horários estabelecidos. Veja dicas:
1
Verifique se o funcionário tem os equipamentos necessários para exercer a função. Se não, cabe a empresa fornecer
2
Alguns arquivos e sistemas só podem ser acessados pela rede da empresa. Nesse caso, vale investir em VPNs (rede privada virtual, na sigla em inglês) para proteger a conexão
3
Caso opte por fazer controle de jornada, alguns apps podem fazer o registro de ponto, como o OiTchau, MarQPonto e Tangerino
4
Como os apps são pagos, também dá pra organizar reuniões online no começo e no fim da jornada, para manter o time alinhado
5
Caso o time concorde, dá para manter uma videoconferência ao longo do dia, com o microfone e a câmera desligados. Quando alguém quiser perguntar ou comentar alguma coisa, basta chamar a pessoa de interesse
6
Como gestor, é preciso entender que a rotina das pessoas em casa é bem diferente da rotina no escritório. É preciso cozinhar e dar mais atenção aos filhos, por exemplo
7
Mantenha sempre a comunicação aberta. Se seus funcionários costumavam trabalhar presencialmente e agora estão em home office, podem surgir dúvidas e preocupações
8
Tenha confiança e empatia. “O gestor que não confiar e ficar toda hora cobrando o funcionário pode gerar desconforto”, explica a especialista em Recursos Humanos, Mônica Hauck
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Gabriel Cabral, Raquel Cunha e Alessandro Shinoda/Folhapress Luis Gomes/Divulgação Adobe Stock Anchor Point, Social Nation, elif demir e madebydot/Giphy