Como fazer a gestão da equipe em home office

Os tempos mudaram. Para muitas profissões já não é mais estritamente necessário ir a um escritório para desenvolver sua função

Cabe ao gestor criar práticas para otimizar o dia a dia de todos e prezar pelos resultados, respeitando os horários estabelecidos. Veja dicas:

1

Verifique se o funcionário tem os equipamentos necessários para exercer a função. Se não, cabe a empresa fornecer

2

Alguns arquivos e sistemas só podem ser acessados pela rede da empresa. Nesse caso, vale investir em VPNs (rede privada virtual, na sigla em inglês) para proteger a conexão

3

Caso opte por fazer controle de jornada, alguns apps podem fazer o registro de ponto, como o OiTchau, MarQPonto e Tangerino

4

Como os apps são pagos, também dá pra organizar reuniões online no começo e no fim da jornada, para manter o time alinhado

5

Caso o time concorde, dá para manter uma videoconferência ao longo do dia, com o microfone e a câmera desligados. Quando alguém quiser perguntar ou comentar alguma coisa, basta chamar a pessoa de interesse

6

Como gestor, é preciso entender que a rotina das pessoas em casa é bem diferente da rotina no escritório. É preciso cozinhar e dar mais atenção aos filhos, por exemplo

7

Mantenha sempre a comunicação aberta. Se seus funcionários costumavam trabalhar presencialmente e agora estão em home office, podem surgir dúvidas e preocupações

8

Tenha confiança e empatia. “O gestor que não confiar e ficar toda hora cobrando o funcionário pode gerar desconforto”, explica a especialista em Recursos Humanos, Mônica Hauck

Precisa de ajuda para organizar seu home office? Listamos tudo o que você precisa:

Saiba mais

TEXTOS

Cristiane Teixeira

IMAGENS

Gabriel Cabral, Raquel Cunha e Alessandro Shinoda/Folhapress
Luis Gomes/Divulgação
Adobe Stock
Anchor Point, Social Nation, elif demir e madebydot/Giphy

PRODUÇÃO DE WEB STORIES

Rebeca Oliveira

Veja outros Web Stories