Crie seu próprio plano de carreira

Contar com ajuda especializada para planejar a carreira é útil, mas dá para organizar um plano por conta própria

Mesmo sem uma receita universal, há alguns passos indispensáveis para avançar na carreira. Veja a seguir:

1

Encontre propósito

As metas estabelecidas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e ter um prazo claro de execução

A ideia é se concentrar em progressos mais palpáveis, como ser promovido em um ano ou passar num exame de proficiência de inglês

Coloque o objetivo no papel e quebre-o em atividades diárias, semanais e mensais para monitorar os avanços

2

Seja honesto

Questione amigos, parentes e ex-colegas de trabalho ou estudo para ter uma noção clara das próprias forças e fraquezas

Pergunte três aspectos positivos e negativos sobre você ou seu trabalho e três comportamentos que deveriam ser abandonados ou incorporados

Também é vital elencar com honestidade o que é mais importante, como qualidade de vida, altos salários ou horário flexível, por exemplo

3

Anote tudo

Coloque em uma planilha as metas de curto e médio prazo, além de estabelecer prazos para que elas sejam cumpridas

Se não for possível completar tudo a tempo, não se frustre. Mas, se o padrão se repetir com frequência, reavalie

4

Saiba priorizar

É  preciso diferenciar atividades urgentes e importantes daquelas que podem ser delegadas ou deixadas para depois

Organize o dia para resolver o que é urgente, assim sobra tempo para cuidar do que é importante, mas não exige atenção imediata

Se você está em busca de uma recolocação profissional, também é uma boa ideia traçar um plano de ação. Saiba como fazer:

Veja aqui

TEXTOS

Anna Rangel

IMAGENS

Jordan Madrid, Lilibeth Bustos Linares, Jeshoots/Unsplash, Gabriel Cabral/Folhapress, Giphy, Pexels 

PRODUÇÃO DE WEB STORIES

Ana Luísa Moraes

Veja outros Web Stories