Crie seu próprio plano de carreira
Contar com ajuda especializada para planejar a carreira é útil, mas dá para organizar um plano por conta própria
Mesmo sem uma receita universal, há alguns passos indispensáveis para avançar na carreira. Veja a seguir:
1
Encontre propósito
As metas estabelecidas devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e ter um prazo claro de execução
A ideia é se concentrar em progressos mais palpáveis, como ser promovido em um ano ou passar num exame de proficiência de inglês
Coloque o objetivo no papel e quebre-o em atividades diárias, semanais e mensais para monitorar os avanços
2
Seja honesto
Questione amigos, parentes e ex-colegas de trabalho ou estudo para ter uma noção clara das próprias forças e fraquezas
Pergunte três aspectos positivos e negativos sobre você ou seu trabalho e três comportamentos que deveriam ser abandonados ou incorporados
Também é vital elencar com honestidade o que é mais importante, como qualidade de vida, altos salários ou horário flexível, por exemplo
3
Anote tudo
Coloque em uma planilha as metas de curto e médio prazo, além de estabelecer prazos para que elas sejam cumpridas
Se não for possível completar tudo a tempo, não se frustre. Mas, se o padrão se repetir com frequência, reavalie
4
Saiba priorizar
É preciso diferenciar atividades urgentes e importantes daquelas que podem ser delegadas ou deixadas para depois
Organize o dia para resolver o que é urgente, assim sobra tempo para cuidar do que é importante, mas não exige atenção imediata
Se você está em busca de uma recolocação profissional, também é uma boa ideia traçar um plano de ação. Saiba como fazer:
Veja aqui TEXTOS
Anna Rangel
IMAGENS
Jordan Madrid, Lilibeth Bustos Linares, Jeshoots/Unsplash, Gabriel Cabral/Folhapress, Giphy, Pexels
PRODUÇÃO DE WEB STORIES
Ana Luísa Moraes
Veja outros Web Stories