Em 1996, quando foi lançado, “Resident Evil” já demonstrava ter afinidade com o cinema
O jogo de horror tinha roteiro, composição e enquadramentos que, por mais que tivessem suas falhas, emanavam uma aura cinematográfica que outros games lançados no mesmo ano não tinham
Não por acaso, a franquia rendeu uma série de filmes que alçou Milla Jovovich ao estrelato
No primeiro jogo da franquia, a megacorporação Umbrella, na tentativa de desenvolver armas químicas, é responsável por disseminar uma doença que transforma pessoas em zumbis
O jogo foi lançado para Playstation e logo rendeu sequências de sucesso
Até hoje “Resident Evil 4” habita as listas de melhores games de todos os tempos. Jogos elogiados pelo visual cinematográfico, como “The Last of Us”, têm inspiração no game
A franquia ainda consegue causar hype como poucos, vide o lançamento “Village”, que fez viralizar a vilã grandona Alcina Dimitresc
O sucesso longevo de “Resident Evil” tem também a ver com a forma como a indústria de games japonesa opera
No Japão os jogos sempre se posicionaram como entretenimento para todas as idades, conta Mauro Berimbau, professor da ESPM e analista do mercado de jogos
A partir de uma aceitação inicial do primeiro jogo, a desenvolvedora Capcom soube como reaproveitar sua propriedade intelectual ad infinitum, em um equilíbrio entre conservadorismo e inovação
Estamos falando de um império de videogame, com um sem-número de investidores, que podem pular do barco se perceberem que estão perto de naufragar
“É um investimento muito mais seguro. Desenvolver títulos a partir de uma franquia, algo que já tem renome, é mais fácil do que construir algo do zero", diz Berimbau
“Village” chega num ano em que a velha franquia demonstra estar bem das pernas. Também foram anunciadas uma nova geração de filmes, com estreia em novembro, e uma série animada na Netflix