O sucesso dos games 'roguelike'

"Roguelike" é um subgênero de games que tem como principais características os cenários gerados aleatoriamente, a repetição e a alta dificuldade

Se você morrer na fase final, prestes a zerar, já era, volta para a primeira fase

“Hades”, game do pequeno estúdio americano Super Giant, levou o prêmio de melhor jogo do ano no festival SXSW de 2021. O game é considerado um "roguelike"

Os "roguelikes" são herdeiros de “Rogue”, jogo que surgiu na Idade da Pedra dos games, em 1980, e podia ser jogado no sistema operacional DOS, com gráficos muito pobres

Um morcego, por exemplo, era uma simples letra “B”, de “bat”, que se movia pelo cenário

O gênero angariou fãs e fez escola. Tudo aquilo com jogabilidade inspirada em “Rogue” que veio depois ganhou a alcunha de “roguelike”

O número de "roguelikes" é grande entres os jogos independentes. “Dandy Ace”, por exemplo, é um título brasileiro que tem tido uma recepção boa pela crítica e pelo público

E agora o subgênero dá um salto grande, em direção aos AAA, o universo blockbuster

“Returnal” é um dos principais lançamentos do primeiro semestre de 2021 para PlayStation 5 e traz elementos que costumam ser raros entre os "roguelikes" tradicionais

O game tem gráficos poderosos em 3D e uma narrativa robusta, com ares hollywoodianos

O game favorito para levar o SXSW de 2021 era "The Last of Us Part 2". O jogo perdeu para o roguelike "Hades", mas foi um dos lançamentos mais importantes do ano. Saiba mais:

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TEXTOS

Eduardo Moura

IMAGENS

Klesi/Unsplash
Benjy Brooke, elif demir, Originals, Caro Martini, Macy's, Peanuts e Dunkin'/Giphy

PRODUÇÃO DE WEB STORIES

Ana Luísa Moraes