Turismo na Antártida

Embora a Antártida ainda seja um dos destinos mais exclusivos do mundo, o turismo no local está cada vez mais consolidado

Para chegar ao polo Sul, o turista geralmente tem duas opções: ir até o Ushuaia, na Argentina, ou Punta Arenas, no Chile

A forma mais comum de chegar à Antártida é de cruzeiro, mas também é possível fazer a viagem de avião. Os voos podem ser alterados por causa das condições climáticas

O trajeto de navio leva de dois a três dias e atravessa a turbulenta Passagem de Drake, que marca o encontro dos oceanos Atlântico e Pacífico 

Não há hotéis na região —os visitantes geralmente ficam hospedados nos cruzeiros e saem durante o dia para  atividades nas ilhas

O turismo na Antártida gira em torno da natureza. Há expedições para observação de animais, workshops de fotografia, passeio de caiaque, esqui e visitas a centros de pesquisa

Algumas empresas também oferecem a opção de acampar por uma noite no gelo 

O nível de conforto das embarcações varia. Há opções que vão de quartos compartilhados com outros turistas até aposentos de luxo

As refeições geralmente são feitas no navio e já estão inclusas no preço total do pacote 

As expedições são organizadas durante o verão do polo Sul, que vai de dezembro a março. Mesmo assim, as condições climáticas são extremas: a máxima não costuma passar de -12ºC

A viagem ficou um pouco mais acessível nos últimos anos, mas não é recomendada para quem não gosta muito de aventuras ou tem problemas graves de saúde

O valor dos pacotes varia de acordo com o tipo de acomodação pretendida, mas costuma ficar em torno de R$ 30 mil por pessoa. As passagens até o Chile ou Argentina não estão incluídas

O Brasil tem uma base para pesquisas na Antártida. Conheça:

Sua assinatura ajuda a Folha a seguir fazendo um jornalismo independente e de qualidade

Veja as principais notícias do dia no Brasil e no mundo

TEXTOS

Folha de S.Paulo

IMAGENS

henrique setim, Cassie Matias, Diogo Hungria/Unsplash, Trey Ratcliff, Christopher.Michel, D-Stanley/Creative Commons, BBC America/Giphy

PRODUÇÃO DE WEB STORIES

Ana Luísa Moraes