Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2001 - 05h22

EUA reforçam segurança contra ataque químico

Publicidade

DAVID JOHNSTON E NEIL A. LEWIS
do "The New York Times"

Permanece o temor de um ataque com armas químicas contra os EUA. Vinte pessoas presas logo após os atentados obtiveram ou tentaram tirar uma licença para transportar explosivos, substâncias tóxicas ou outros materiais perigosos.

Autoridades federais investigam se esses homens teriam feito parte de um plano terrorista. Dizem, contudo, que não têm provas de que eles tenham ligações com o grupo responsável pelos ataques do último dia 11.

As prisões levaram o FBI (polícia federal dos EUA) a emitir alertas ontem sobre a ameaça de uso de caminhões-bomba ou de veículos pesados em ataques com armas químicas em Nova York e em outras cidades.

Em resposta, as autoridades de Nova York intensificaram as batidas policiais em caminhões em túneis e pontes para Manhattan, palco dos atentados.

O secretário da Justiça dos EUA, John Ashcroft, disse que os detidos "poderiam ter ligações" -não especificadas por ele- com os 19 suspeitos de ter cometido os atentados. Outro alto funcionário do governo disse que os esforços para a obtenção das licenças especiais sugeriam que essas pessoas "poderiam ter estado de olho num campo maior de meios de ataque".

Sem dar detalhes, Ashcroft fez um alerta: "Os dados de inteligência do FBI indicam a possibilidade de novos incidentes terroristas".


Leia mais no especial sobre atentados nos EUA
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página