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Aprovação de ônibus cai na gestão Kassab

PESQUISA FEITA ANTES DO REAJUSTE DA TARIFA, APONTA MENOR ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DA DÉCADA. PARA ASSESSOR, QUADRO MUDA COM NOVA FROTA EM 2007

A aprovação dos usuários aos ônibus municipais de São Paulo atingiu sob a gestão Gilberto Kassab (PFL) seu patamar mais baixo desta década -e antes de a tarifa ser reajustada acima da inflação.
Uma pesquisa da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) realizada entre agosto e setembro indica queda de satisfação com esse transporte -de 52%, em 2005, para 48%, em 2006.
No ano anterior, com José Serra (PSDB) como prefeito, a proporção de passageiros satisfeitos já havia despencado nove pontos percentuais em relação aos 61% alcançados em 2004, ano de implantação do bilhete único pela ex-prefeita Marta Suplicy (PT).
Os indicadores de aprovação dos ônibus municipais de São Paulo de 2005 e de 2006 são os mais baixos dentre todas as modalidades de transporte. Na semana passada, a passagem subiu 15%, de R$ 2 para R$ 2,30, ficando igual à do Metrô, que tem 93% de aprovação. Os resultados deste ano foram vistos por assessores de Kassab e por empresários de ônibus como uma estabilidade em relação à gestão Serra.
A justificativa é a proximidade da oscilação negativa com a margem de erro -de dois pontos percentuais para os resultados gerais e três para os específicos- e ao fato de abranger os passageiros que usaram os serviços ao menos uma vez nos três meses anteriores. Se considerados só os clientes habituais, que usam os ônibus no mínimo três vezes por semana, os números de 2005 e 2006 são iguais, porém mais baixos -só 46% de satisfação.
Mas a imagem é motivo de preocupação: é a menor aprovação a partir de 2000. Em 2002, no segundo ano de mandato de Marta Suplicy, a taxa também era baixa -51%. A estratégia de Kassab é repetir alguns pontos de visibilidade da gestão petista, com a renovação de 20% da frota em 2007.
Os resultados da pesquisa da ANTP a que a reportagem teve acesso estão com a cúpula do transporte municipal e estadual há algumas semanas, antes da definição das novas tarifas, mas foram mantidos sob sigilo para serem divulgados só no dia 7. Eles ainda apontam continuidade de queda de aprovação nos trens (de 60% em 2004 para 55% em 2005 e 50% em 2006) e redução acentuada nos ônibus de outros municípios da região metropolitana (de 70% para 57%) e no corredor São Mateus-Jabaquara (88% para 80%).
Entre os problemas mais associados aos ônibus estão a poluição do ar, os congestionamentos que enfrentam, a demora para passar nos pontos e do tempo de viagem.
Outro lado

O secretário dos Transportes, Frederico Bussinger, diz que só falará quando toda a pesquisa for divulgada. Tanto seus assessores como alguns empresários do setor, porém, avaliam que os resultados serão revertidos com a entrada de mais ônibus novos.
A assessoria de imprensa da CPTM informou ontem que uma pesquisa mais aprofundada contratada pela companhia já apontou aprovação mais alta de seus serviços.
A reportagem não conseguiu fazer contato, ontem, com Jurandir Fernandes, secretário dos Transporte Metropolitanos. (FSP)



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