|
|
Próximo Texto | Índice
Aprovação de ônibus cai
na gestão Kassab
PESQUISA FEITA ANTES DO REAJUSTE
DA TARIFA, APONTA MENOR ÍNDICE DE
SATISFAÇÃO DA DÉCADA. PARA ASSESSOR,
QUADRO MUDA COM NOVA FROTA EM 2007
A aprovação dos usuários
aos ônibus municipais de São
Paulo atingiu sob a gestão
Gilberto Kassab (PFL) seu patamar mais baixo desta década -e antes de a tarifa ser
reajustada acima da inflação.
Uma pesquisa da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) realizada entre agosto e setembro indica
queda de satisfação com esse
transporte -de 52%, em
2005, para 48%, em 2006.
No ano anterior, com José
Serra (PSDB) como prefeito, a
proporção de passageiros satisfeitos já havia despencado
nove pontos percentuais em
relação aos 61% alcançados
em 2004, ano de implantação
do bilhete único pela ex-prefeita Marta Suplicy (PT).
Os indicadores de aprovação
dos ônibus municipais de São
Paulo de 2005 e de 2006 são
os mais baixos dentre todas as
modalidades de transporte.
Na semana passada, a passagem subiu 15%, de R$ 2 para
R$ 2,30, ficando igual à do
Metrô, que tem 93% de aprovação. Os resultados deste ano
foram vistos por assessores de
Kassab e por empresários de
ônibus como uma estabilidade em relação à gestão Serra.
A justificativa é a proximidade da oscilação negativa
com a margem de erro -de
dois pontos percentuais para
os resultados gerais e três para
os específicos- e ao fato de
abranger os passageiros que
usaram os serviços ao menos
uma vez nos três meses anteriores. Se considerados só os
clientes habituais, que usam
os ônibus no mínimo três vezes por semana, os números
de 2005 e 2006 são iguais,
porém mais baixos -só 46%
de satisfação.
Mas a imagem é motivo de
preocupação: é a menor
aprovação a partir de 2000.
Em 2002, no segundo ano de
mandato de Marta Suplicy, a
taxa também era baixa
-51%. A estratégia de Kassab
é repetir alguns pontos de visibilidade da gestão petista,
com a renovação de 20% da
frota em 2007.
Os resultados da pesquisa
da ANTP a que a reportagem
teve acesso estão com a cúpula do transporte municipal e
estadual há algumas semanas, antes da definição das
novas tarifas, mas foram
mantidos sob sigilo para serem divulgados só no dia 7.
Eles ainda apontam continuidade de queda de aprovação
nos trens (de 60% em 2004
para 55% em 2005 e 50% em
2006) e redução acentuada
nos ônibus de outros municípios da região metropolitana
(de 70% para 57%) e no corredor São Mateus-Jabaquara
(88% para 80%).
Entre os problemas mais associados aos ônibus estão a
poluição do ar, os congestionamentos que enfrentam, a
demora para passar nos pontos e do tempo de viagem.
Outro lado
O secretário dos Transportes, Frederico Bussinger, diz
que só falará quando toda a
pesquisa for divulgada. Tanto
seus assessores como alguns
empresários do setor, porém,
avaliam que os resultados serão revertidos com a entrada
de mais ônibus novos.
A assessoria de imprensa da
CPTM informou ontem que
uma pesquisa mais aprofundada contratada pela companhia já apontou aprovação
mais alta de seus serviços.
A reportagem não conseguiu fazer contato, ontem,
com Jurandir Fernandes, secretário dos Transporte Metropolitanos. (FSP)
Próximo Texto: Falta construir mais da metade dos piscinões Índice
|