Texto Anterior | Índice

Prefeitura promete fechar metade dos bingos

ADMINISTRAÇÃO DE SP NÃO RECONHECE DECISÕES PROVISÓRIAS DA JUSTIÇA FEDERAL QUE AMPARAM O FUNCIONAMENTO DAS CASAS. ONTEM, QUATRO FORAM FECHADAS

O secretário das Subprefeituras da Prefeitura de São Paulo, Andréa Matarazzo, afirmou ontem que 96 bingos da capital serão fechados caso não apresentem, em cinco dias, liminares (decisões judiciais provisórias) que obriguem a prefeitura a autorizar o funcionamento das casas.
Ontem, no primeiro dia de operação conjunta entre a Polícia Militar e a administração municipal, quatro casas, todas notificadas na semana passada, foram lacradas.
A ação da prefeitura ocorre três semanas após o prefeito Gilberto Kassab (PFL) baixar um decreto que facilita a concessão de alvarás aos bingos que funcionam com o respaldo de decisões judiciais individuais. Como a atividade dos bingos é ilegal no país desde o dia 1º de janeiro de 2003, cerca de 120 casas entre as 200 da cidade operam com base em liminares obtidas na Justiça Federal. As outras 80 são clandestinas.
"Não vale [a decisão federal]. Tem de ser uma liminar de esfera estadual, que determine que a prefeitura autorize o funcionamento [dos bingos]. Por enquanto, das 96 casas notificadas, nenhuma apresentou documentação satisfatória e serão fechadas assim que vencer o prazo de cinco dias após a primeira notificação", afirmou Matarazzo.
Os advogados dos bingos fechados ontem e o Sebesp (Sindicato das Empresas de Bingo do Estado de São Paulo) contestam. Dizem que a prefeitura cometeu crime de desobediência à ordem judicial ao lacrar casas amparadas em decisões da Justiça Federal.
Interdições

O primeiro bingo interditado pela prefeitura, por volta das 11h30, foi o Imperador, na avenida Sumaré, na Lapa (zona oeste). Com cerca de 300 funcionários, o estabelecimento de 5.000 metros quadrados também foi multado em R$ 48 mil. Havia cerca de 20 clientes no local.
Em seguida, por volta das 12h30, os fiscais e a PM lacraram o Bingo Matarazzo, na avenida Francisco Matarazzo, também na Lapa. Como o bingo só funciona à noite, com cerca de 150 funcionários, apenas o gerente recebeu o comunicado da interdição e a multa de R$ 22 mil.
À tarde, a operação fechou dois grandes bingos na região da Mooca (zona leste). Cerca de 400 clientes tiveram de deixar o Bingo Plaza, na Radial Leste, por volta das 16h.
Uma hora depois, os fiscais lacraram o Big Bingo, na rua Taquari. Havia cerca de 150 clientes no estabelecimento.
A prefeitura informou que outros bingos já notificados que não apresentaram documentação serão interditados ainda hoje. (Diego Zanchetta)



Texto Anterior: Raul Cortez morre de câncer em São Paulo aos 74
Índice

Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.