BUSCA Miner



Índice | Próxima

Acusado de extorsão, vereador deixa comissão em Londrina

da Agência Folha 17/04/2000 17h44

em Londrina

O vereador Orlando Bonilha (PDT) renunciou nesta segunda-feira (17) à presidência da Comissão Processante que analisa a cassação do prefeito de Londrina, Antônio Belinati (PFL). A renúncia aconteceu depois de o prefeito divulgar fita de vídeo com suposta tentativa de extorsão por parte do vereador.

Na fita, Bonilha e o vereador Jacy Aguiar (PPB) aparecem pedindo dinheiro para impedir a instalação da comissão, que, no dia 29 de fevereiro, foi rejeitada pelos vereadores. O vídeo teria sido gravado na véspera.

A comissão processante só começou a funcionar no dia 23 de março, após nova votação.

Belinati disse que só divulgou a existência da fita neste final de semana, "porque estava esperando outras provas documentais".

Bonilha disse que renunciou para "garantir a transparência no processo de investigação". Ele negou ter tentado "achacar" o prefeito e afirmou que a fita "foi editada, pois não aparecem trechos em que ele insinua oferecer dinheiro aos vereadores".

O vereador Jacy Aguiar, que também aparece na fita, não foi localizado pela Agência Folha.

O prefeito Antônio Belinati, marido da vice-governadora Emília Belinati (PTB), vem sendo investigado há um ano e três meses pelo Ministério Público por desvios de verbas por meio da Comurb (Companhia Municipal de Urbanização) e AMA (Autarquia do Meio Ambiente)

O MP já apurou o desvio de R$ 16 milhões. Eduardo Alonso, ex-presidente da Comurb, que confessou ao MP que participou do esquema, afirmou que as fraudes contra o município ultrapassam a R$ 30 milhões.

Clique aqui para ler mais notícias sobre política na Folha Online.

Índice | Próxima

 EM CIMA DA HORA