Folha Classificados
Empregos

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

06/06/2010 - 08h00

Sistemas de comunicação por VoIP ganham os escritórios

BRUNA BORGES
DE SÃO PAULO

Sistemas de comunicação por VoIP (voz sobre protocolo de internet), como o Skype, deixaram de ser apenas ferramentas de bate-papo pessoal para ganhar função no mundo corporativo.

Profissionais liberais e empresas aderem a esse tipo de programa de olho na diminuição de custos de comunicação e na praticidade.

Comunicação por VoIP é usada por professores

Já há quem, por esses sistemas, ofereça consultoria, dê aulas das mais diversas e amplie a comunicação entre empresas e colaboradores.

A Folha identificou 15 profissionais das áreas de carreira, educação, comunicação, psicologia, direito e tecnologia que atuam com a ferramenta. Para a maioria, contatos via VoIP asseguram maior agilidade, embora não dispensem os presenciais.

Dentre os sistemas, o mais comum entre profissionais é o Skype, dizem consultores.

Do total de usuários da internet com idades entre 25 e 34 anos, 20% usam Skype. E quase um terço de quem usa o programa tem renda familiar de R$ 4.651 ou mais, segundo pesquisa do Cetic (Centro de Estudos sobre a Tecnologia da Informação e da Comunicação) realizada no fim do ano passado.

Em abril de 2010, usaram o Skype no trabalho e em residências 5,2 milhões de pessoas, informa o Ibope.

Essa popularização, porém, apresenta ressalvas. Para o advogado da área de direito digital Renato Opice Blum, ampliam-se as chances de uso indevido de imagem e som, já que o conteúdo trocado pode ser gravado.


     

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).