Folha Classificados
Empregos

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

23/08/2009 - 08h31

Dinamismo é chave em área digital

da Folha de S.Paulo

Jornalistas, publicitários, biólogos, veterinários, arquitetos. Não há uma formação única de blogueiro, mas algumas características que os unem na elaboração de blogs ou na manutenção de Facebook organizacional, por exemplo.

Nas agências, estar inserida nas mídias sociais, ter boa comunicação, ser uma pessoa dinâmica e ter interesse no tema sobre o qual vai escrever faz mais diferença na contratação do que qualquer diploma, destaca Mario Soma, diretor-executivo do Grupo RMA.

Algumas vezes, quem cumpre essa função é o presidente da empresa. Cabe a ele abastecer a página de novidades sobre o mercado e a companhia.

O engenheiro Stelleo Tolda, 41, diretor-presidente do MercadoLivre.com, é um deles. Há três anos, alimenta o blog, que trata do mundo digital, com um post a cada dois dias.

Os funcionários começaram a ler e, indiretamente, a fazer parte do processo.

Ainda que não fossem os autores dos posts, foram os primeiros a acompanhá-los. Alguns ainda se aventuravam a deixar comentário e sugestão.

"No começo, eu escrevia para eles", resume Tolda.

Vitrine interna

Na Amadeus, de tecnologia para a indústria de viagens e turismo, todos os colaboradores podem contribuir para o blog interno da companhia. Não importam formação, área de atuação ou tempo de casa.

Dos 100 colaboradores, 40 postam frequentemente, mas são os setores de vendas e suporte e serviços ao cliente os mais participativos.

A colaboração não é remunerada, mas serviu de vitrine para que alguns profissionais se posicionassem de outra forma.

"Isso abriu um novo campo de atuação para algumas pessoas, que migraram de suporte e treinamento para projetos estratégicos", destaca o gerente de marketing, André Fróes.


     

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).