23/08/2009
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08h31
Dinamismo é chave em área digital
Jornalistas, publicitários, biólogos, veterinários, arquitetos. Não há uma formação única de blogueiro, mas algumas características que os unem na elaboração de blogs ou na manutenção de Facebook organizacional, por exemplo.
Nas agências, estar inserida nas mídias sociais, ter boa comunicação, ser uma pessoa dinâmica e ter interesse no tema sobre o qual vai escrever faz mais diferença na contratação do que qualquer diploma, destaca Mario Soma, diretor-executivo do Grupo RMA.
Algumas vezes, quem cumpre essa função é o presidente da empresa. Cabe a ele abastecer a página de novidades sobre o mercado e a companhia.
O engenheiro Stelleo Tolda, 41, diretor-presidente do MercadoLivre.com, é um deles. Há três anos, alimenta o blog, que trata do mundo digital, com um post a cada dois dias.
Os funcionários começaram a ler e, indiretamente, a fazer parte do processo.
Ainda que não fossem os autores dos posts, foram os primeiros a acompanhá-los. Alguns ainda se aventuravam a deixar comentário e sugestão.
"No começo, eu escrevia para eles", resume Tolda.
Vitrine interna
Na Amadeus, de tecnologia para a indústria de viagens e turismo, todos os colaboradores podem contribuir para o blog interno da companhia. Não importam formação, área de atuação ou tempo de casa.
Dos 100 colaboradores, 40 postam frequentemente, mas são os setores de vendas e suporte e serviços ao cliente os mais participativos.
A colaboração não é remunerada, mas serviu de vitrine para que alguns profissionais se posicionassem de outra forma.
"Isso abriu um novo campo de atuação para algumas pessoas, que migraram de suporte e treinamento para projetos estratégicos", destaca o gerente de marketing, André Fróes.