Folha Classificados
Empregos

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

20/09/2009 - 12h35

Livros de ficção a conteúdo técnico inspiram executivos

JULIANA VILAS
da Folha de S. Paulo

Sejam de ficção, de autoajuda ou de conteúdo técnico, diversos livros inspiram os altos executivos a gerir melhor, a formar pessoas e a equilibrar a vida pessoal com a profissional.

Marcelo Justo/Folha Imagem
Gustavo Chicarino, diretor da Ticket, indica obras "The Mind Map Book" e "As 10 Faces da Inovação", sobre organização e inovação
Gustavo Chicarino, diretor da Ticket, indica obras "The Mind Map Book" e "As 10 Faces da Inovação", sobre organização e inovação

A Folha consultou 11 gestores sobre suas obras de cabeceira.

Eles ressaltaram que, quando o livro traz boas dicas, é importante deixá-lo sempre ao alcance, para consultas futuras. Confira as indicações.

----------

ANTONINHO MARMO TREVISAN, 60
diretor-presidente da Trevisan Escola de Negócios

"Teoria e Prática do Comércio", do livro "Obra em Prosa"
729 págs., esgotado
de Fernando Pessoa. Editora Nova Aguilar.

Sempre entendi a contabilidade como uma forma de ver o mundo. O princípio das partidas dobradas --a cada débito deve corresponder um crédito-- reflete um bom senso que pode facilitar a vida rotineira. Afinal, gastar mais do que se tem disponível, seja no que for, não vai resultar em coisa boa. O poeta Fernando Pessoa expressou grande realismo ao analisar as relações comerciais. Disse ele que, "se queremos servir aos outros (para lucrar com isso ou não), nós é que devemos pensar como eles: o que temos que ver é como é que eles efetivamente pensam, e não como nos seria agradável ou conveniente que eles pensassem".

--------------------------------------------------------------------------------

GUSTAVO CERBASI, 35
sócio-diretor da Cerbasi & Associados Planejamento Financeiro

"Olga"
312 págs., R$ 45
de Fernando Morais. Editora Companhia das Letras.

"Raízes do Brasil"
224 págs., R$ 39,50
de Sérgio Buarque de Holanda.
Editora Companhia das Letras.

"Pense e Enriqueça"
168 págs., R$ 24,90
de Napoleon Hill. Editora Globo.

Foi com a leitura de "Olga" que nasceu meu interesse por política e economia, e "Raízes do Brasil" é, provavelmente, o livro que mais influenciou minha abordagem sociológica. Eu não escrevo sobre finanças, mas sim sobre dinheiro na vida dos brasileiros, considerando fé, hábitos, vícios e cultura.
"Pense e Enriqueça" foi escrito em linguagem de autoajuda nos anos 1930 e busca identificar um método de enriquecimento dos norte-americanos. As reflexões são extremamente inteligentes.

--------------------------------------------------------------------------------

FÁBIO RIBEIRO, 47
diretor de recursos humanos da Nokia

"El Caballero de la Armadura Oxidada"
108 págs., R$ 26,57*
de Robert Fischer. Editora Obelisco (em espanhol).

Li esse livro há 20 anos, quando assumi a gerência de RH de uma grande empresa. É uma ficção que trata da vida de um cavaleiro que sai todos os dias para as batalhas usando uma armadura. Quando volta para casa, à noite, passa a encontrar dificuldades para se livrar da armadura. Isso acontece até que a família não o reconhece mais e o abandona. Para ter a mulher e os filhos de volta, o cavaleiro busca os conselhos de um mago, que delega a ele desafios que o fazem chorar. A cada lágrima derramada, a armadura vai se soltando do corpo, e o cavaleiro tem a família de volta. É possível fazer uma analogia entre o livro e a carreira. O segredo não está só nos estudos e no trabalho. O ideal é o equilíbrio.

--------------------------------------------------------------------------------

ROGÉRIO MAINARDES, 50
superintendente corporativo de marketing do Grupo Positivo

"O Pequeno Tratado das Grandes Virtudes"
392 págs., R$ 49,40
de André Comte-Sponville.
Editora Martins Fontes.

Essa obra é fantástica porque é um livro de filosofia com linguagem acessível, prática e simples. Ensinou-me a viver com mais calma e a não me angustiar com pequenas coisas. Trabalhar e liderar uma equipe não é uma tarefa fácil. Quando a criatividade surge para buscar o resultado a qualquer preço, precisamos manter o equilíbrio. As novas ferramentas da comunicação estão deixando o pensamento superficial. Podemos melhorar o mundo quando entendemos o sentido de virtudes e valores humanos.

--------------------------------------------------------------------------------

GUSTAVO CHICARINO, 39
diretor de marketing, produtos e planejamento da Ticket

"The Mind Map Book"
320 págs., R$ 51,25*
de Tony e Barry Buzan. Editora Plume (em inglês).

"As 10 Faces da Inovação"
280 págs., R$ 67,90
de Tom Kelley e Jonathan Littman.
Editora Campus-Elsevier.

"The Mind Map Book" traz técnicas que aplico diariamente para me planejar, me organizar e buscar soluções, pois sugerem formas distintas de usar o cérebro e a criatividade. A obra de Tom Kelley mostra dez papéis que as firmas deveriam identificar (não necessariamente dez pessoas, já que os papéis podem ser encontrados em um mesmo profissional). Se bem trabalhados, alavancam a criatividade e a inovação. Esses dez perfis podem ser divididos entre os que aprendem, os que organizam e os que constroem. Todos são fundamentais para o intraempreendedorismo.

--------------------------------------------------------------------------------

FERNANDO MONTERO DA COSTA, 46
diretor de operações da Human Brasil

"O Monge e o Executivo - Uma História sobre a Essência da Liderança"
144 págs., R$ 19,90
de James C. Hunter.
Editora Sextante.

A obra aborda o tema liderança, que, na visão do autor, significa "a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum". Diz ainda que autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer, por causa de sua influência. O livro me auxiliou a enxergar o tema da liderança sob uma outra perspectiva, acrescentando "insights" ao conhecimento e à vivência que eu já tinha. A obra me ajudou ainda a consolidar alguns dos valores que defendo, como a importância da confiança e da empatia nas relações de trabalho, a escuta ativa como instrumento de comunicação eficaz e o valor do "empowerment" (comprometimento com missão, visão e objetivos das organizações).

--------------------------------------------------------------------------------

CESAR ALBERTO FERREIRA, 44
presidente da Wurth do Brasil

"Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas"
320 págs., R$ 50
de Dale Carnegie.
Companhia Editora Nacional.

Apesar de ser uma obra editada há décadas, vale para hoje e para o futuro. Dentre as variadas técnicas que aprendi, esse livro ensina que lidar com pessoas é uma arte. Ele evidencia, de maneira prática, a arte de encantar as pessoas e de se relacionar corretamente, desafios que enfrentamos todos os dias. O conteúdo é importante, principalmente, para ser aplicado em um ambiente de trabalho, pois explica como conviver em um espaço corporativo com harmonia e alegria, além de como sempre manter o entusiasmo.

--------------------------------------------------------------------------------

ANDREAS M. WIEMER, 38
vice-presidente da Confidence Câmbio

"Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas"
320 págs., R$ 50
de Dale Carnegie.
Companhia Editora Nacional.

"Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes"
448 págs., R$ 39,90
de Stephen Covey.
Editora Best- Seller.

"Paixão por Vencer"
360 págs., R$ 89,90
de Jack Welch.
Editora Campus- Elsevier.

"Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" ensina como devemos nos comportar para ter resultados, sendo boas pessoas e conquistando os outros. "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes" é uma bíblia sobre os princípios que podem levar ao engrandecimento pessoal e ao desenvolvimento de outras pessoas. É fantástico não somente para o mundo corporativo mas também para o pessoal e o familiar. Em "Paixão por Vencer", Jack Welch mostra o "lado B" das empresas e conta experiências de 20 anos à frente da GE. Leitura obrigatória para quem lidera e para quem é liderado.

--------------------------------------------------------------------------------

FERNANDO TORNAIM, 27
sócio-diretor da Kzuka

"Empresas Feitas para Vencer - Good to Great"
400 págs., R$ 89
de Jim Collins.
Editora Campus- Elsevier.

O escritor Jim Collins resume de forma exemplar as características fundamentais para que uma empresa se torne um caso de sucesso. Uma das questões tratadas no livro, que vai ao encontro de uma crença minha sobre negócios, é o foco em primeiro decidir quem e depois o quê. Ou seja, o foco em definir inicialmente as pessoas e depois partir para outras decisões estratégicas.

--------------------------------------------------------------------------------

ADRIANA CREPALDI VICENTE, 38
gerente corporativa de marketing e produtos da Hinode Cosméticos

"Método Silva de Controle Mental"
224 págs., esgotado
de José Silva e P. Miele.
Editora Record.

Escrito há mais de meio século, é resultado dos estudos do médico norte-americano José Silva (1914-1999), fundador da organização internacional que leva o mesmo nome do método. Os aspectos mentais de autodisciplina e autocontrole são colocados como exercício de forma clara e praticável por todos. Temos uma vida muito conturbada e não podemos jamais perder o autocontrole, tanto nas relações profissionais como nas pessoais.

--------------------------------------------------------------------------------

EDUARDO BOM ANGELO, 52
CEO da Lazam MDS Gestão de Seguros

"O Andar do Bêbado - Como o Acaso Determina Nossas Vidas"
264 págs., R$ 39
de Leonard Mlodinow.
Jorge Zahar Editor.

Não estamos preparados para lidar com o aleatório -e, por isso, não percebemos o quanto o acaso interfere em nossas vidas. Citando exemplos e pesquisas presentes em diferentes âmbitos da vida, desde o mercado financeiro até os esportes, desde Hollywood até a medicina, Mlodinow apresenta ferramentas para identificar os indícios do acaso. Ajuda o leitor a fazer escolhas acertadas e a conviver melhor com o que não pode controlar.

*Preços pesquisados no site da Livraria Cultura em 16 de setembro


     

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).