Folha Classificados
Veículos

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

11/01/2009 - 10h13

Cola "fraca" da Volks não prende pontas de aerofólio

FELIPE NÓBREGA
colaboração para a Folha de S.Paulo

As extremidades do aerofólio dos carros da Volkswagen têm se descolado com alguma frequência. Em casos extremos, como em alta velocidade, a peça pode se soltar por inteiro.

"Estava com meu Golf a cerca de 110 km/h na estrada quando o aerofólio traseiro original se desprendeu do carro e saiu voando. Por sorte, não vinha um motoqueiro logo atrás", conta o advogado Paulo Panhoza Neto, 32, dono de um hatchback 2007. O incidente ocorreu na véspera de Natal.

Panhoza Neto reclama de que a reposição da peça sumida --que é pregada com cola, e não com parafusos- vai custar algo em torno de R$ 500. "Como meu veículo tem mais de um ano, acabou a garantia."

A Folha entrou em contato com nove chefes de oficinas da Volkswagen da capital. Oito deles disseram já ter feito algum tipo de fixação reparadora no aerofólio não só do Golf mas também do novo Gol, do Fox e de sua versão "aventureira". Dois desses profissionais tinham ciência de algum caso de descolamento total da peça, ambos envolvendo o Golf.

Para Alcebíades Carmona, chefe de oficina da Caraiga, esse tipo de acontecimento é raro, pelo menos na concessionária em que trabalha. "Creio que atendemos dois carros com a extremidade do aerofólio se desprendendo. Por prevenção, fazemos a checagem em todos os veículos em revisão."

Quando é detectado o problema, segundo os mecânicos, o acessório é retirado, e uma nova camada de cola é aplicada.

Entre os atuais modelos da Volkswagen que saem com o aerofólio original de fábrica estão o Fox Extreme, o CrossFox, o Golf GTi e o Golf GT, todos de apelo esportivo.

Outro lado

Em comunicado enviado à Folha, a Volkswagen diz que "apura a ocorrência envolvendo o desprendimento do aerofólio do Golf de Paulo Panhoza Neto e que busca um contato com ele para tomar as medidas necessárias para a solução do caso".

A montadora, entretanto, não diz se tem ciência de outras ocorrências.


     

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).