11/01/2009
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10h13
Cola "fraca" da Volks não prende pontas de aerofólio
FELIPE NÓBREGA
colaboração para a Folha de S.Paulo
As extremidades do aerofólio dos carros da Volkswagen têm se descolado com alguma frequência. Em casos extremos, como em alta velocidade, a peça pode se soltar por inteiro.
"Estava com meu Golf a cerca de 110 km/h na estrada quando o aerofólio traseiro original se desprendeu do carro e saiu voando. Por sorte, não vinha um motoqueiro logo atrás", conta o advogado Paulo Panhoza Neto, 32, dono de um hatchback 2007. O incidente ocorreu na véspera de Natal.
Panhoza Neto reclama de que a reposição da peça sumida --que é pregada com cola, e não com parafusos- vai custar algo em torno de R$ 500. "Como meu veículo tem mais de um ano, acabou a garantia."
A Folha entrou em contato com nove chefes de oficinas da Volkswagen da capital. Oito deles disseram já ter feito algum tipo de fixação reparadora no aerofólio não só do Golf mas também do novo Gol, do Fox e de sua versão "aventureira". Dois desses profissionais tinham ciência de algum caso de descolamento total da peça, ambos envolvendo o Golf.
Para Alcebíades Carmona, chefe de oficina da Caraiga, esse tipo de acontecimento é raro, pelo menos na concessionária em que trabalha. "Creio que atendemos dois carros com a extremidade do aerofólio se desprendendo. Por prevenção, fazemos a checagem em todos os veículos em revisão."
Quando é detectado o problema, segundo os mecânicos, o acessório é retirado, e uma nova camada de cola é aplicada.
Entre os atuais modelos da Volkswagen que saem com o aerofólio original de fábrica estão o Fox Extreme, o CrossFox, o Golf GTi e o Golf GT, todos de apelo esportivo.
Outro lado
Em comunicado enviado à Folha, a Volkswagen diz que "apura a ocorrência envolvendo o desprendimento do aerofólio do Golf de Paulo Panhoza Neto e que busca um contato com ele para tomar as medidas necessárias para a solução do caso".
A montadora, entretanto, não diz se tem ciência de outras ocorrências.
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