Folha Classificados
Veículos

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

25/01/2009 - 10h46

Redução de IPI faz Audi A4 2.0 encarar sedãs V6 mais baratos

Fabiano Severo
da Folha de S.Paulo

Você deve estar estranhando carros tão diferentes colocados como rivais nesta página. Afinal, a Audi sempre teve o nariz mais em pé que o de Honda, Toyota e Chrysler.

Marcelo Justo/Folha Imagem
Audi A4 2.0T teve queda no preço, que caiu de R$ 160 mil para R$ 148,7 mil, com menor IPI
Audi A4 2.0T teve queda no preço, que caiu de R$ 160 mil para R$ 148,7 mil, com menor IPI

Mas um dedo do governo mudou tudo. A redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros até 2.0 fez o preço do novo A4 cair de R$ 160 mil para R$ 148,7 mil, brigando diretamente com os concorrentes equipados com motores V6 (seis cilindros em "V") --que não tiveram redução fiscal.

Eles são maiores e mais potentes que o A4. Nem por isso são melhores. O Audi tem estilo, conforto e bom desempenho para um motor "tão" pequeno. São 183 cv (cavalos) extraídos de um propulsor 2.0 16V com injeção direta de gasolina (FSI) e turbo. Aí está o segredo. Sua potência pode ser baixa --101 cv a menos que a do Camry--, mas o torque de 32,7 kgfm quase alcança o dos V6. E faz o Audi acelerar bem desde 1.500 rpm.

Ele seria mais divertido com o câmbio S-Tronic de dupla embreagem, que a Audi oferece no A3 Sportback e diz não caber no cofre do A4. Mas esse Multitronic (continuamente variável) não compromete. Traz oito marchas simuladas no modo manual e trocas sequenciais por "borboletas" atrás do volante.

O senão fica por conta da indecisão na hora de arrancar. Há uma certa morosidade entre o acelerador eletrônico (sem cabo), a marcha e o motor. Resultado: sem querer, ele dá "pulos" para frente, exatamente quando a turbina começa a entrar em ação.

É desconfortável, ainda mais se você sai dele e entra no Accord ou no Camry. Depois que embala, porém, é só alegria. Aliás, alegria ao abastecer também. Segundo o teste Folha-Mauá, o A4 faz média na estrada de 16,4 km/l. Coisa de Fit 1.4, e de um câmbio Multitronic que deixa o sedã rodar a 120 km/h abaixo de 2.000 rpm.

Pseudoesportivo

Há uma versão de 214 cv, que muda apenas o tamanho da turbina e o mapeamento da injeção. Precisar, mesmo, não precisa, mas nunca é demais.

Afinal, chegar a 100 km/h em 8,5s já é motivo para classificá-lo como um pseudoesportivo. Não pela suspensão, que é bem macia e paga o preço nas curvas fechadas. O A4 rola a carroceria e maltrata os pneus 225/55 R16. Eles são altos, é verdade, mas podem ser trocados por outros de aro 17 na versão mais apimentada do 2.0T.

Se você achar que o Accord, o Camry ou o 300C são muito caretas, com R$ 148 mil, dá para comprar uma Mercedes-Benz C200 Kompressor ou uma BMW 320i, que mudará até julho. Elas andam menos e têm tração traseira, o que, para os puristas, faz toda a diferença.

Novos rivais

HONDA ACCORD
Motor: 3.5 V6 (278 cv) 0 a 100 km/h: 7,9s Consumo (estrada): 13,1 km/l Preço: R$ 144,5 mil

CHRYSLER 300C
Motor: 3.5 V6 (249 cv) 0 a 100 km/h: 9,6s Consumo (estrada): 12,5 km/l Preço: R$ 140 mil

TOYOTA CAMRY
Motor: 3.5 V6 (284 cv) 0 a 100 km/h: 7,6s Consumo (estrada): 11,8 km/l Preço: R$ 145 mil

O carro foi cedido para teste pela montadora

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
www.maua.br
0/xx/11/4239-3092


     

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).