Colunas

Nutrição é Saúde

25/08/2006

Espaço dos leitores

Pergunta 1
Sou portadora de Intolerância a Lactose diagnosticada por exame de sangue, e pesquisando pela internet encontrei o produto LACTAID. Porém, verifiquei que o mesmo é importado. Gostaria de saber onde eu posso encontrar este produto no Brasil, resido em São Paulo. Caso negativo, gostaria de saber se existe algum outro produto similar produzido no Brasil.
Grata
L. V.

Resposta
Cara leitora,
O ideal é você procurar um médico, inclusive para verificar se este tipo de produto é indicado para o seu caso. Uma boa opção é procurar os produtos sem lactose. Os supermercados oferecem vários produtos que podem se adequar a suas necessidades, um deles é o leite sem lactose.

Pergunta 2
Olá,
Estou lhe escrevendo porque acabo de ler um artigo seu sobre o assunto título deste e-mail. Tenho 34 anos e comecei uma dieta há mais ou menos 30 dias para perder os 5 quilos que ganhei ao tomar um medicamento para depressão, Fluoxetina. Hoje, um pouco desestimulada por achar que não emagreci nenhum grama, ao conversar com minha irmã sobre isso ela me falou sobre a tal dieta do tipo sangüíneo. Vim para internet pesquisar a respeito e me desestimulei ainda mais. Acontece que reduzi e muito a quantidade de alimentos ingeridos. Tenho certeza que estou comendo muito menos e melhor. Só tomo leite e derivados desnatados, mal como doces, e lancho diariamente gelatina diet ou iogurte sem gordura com pouquinha granola e uma banana. Então, ao ler a dieta do sangue, vi que os de Tipo A não podem comer leite desnatado, banana, granola, gelatina, arroz integral e carnes magras, exatamente TUDO o que eu estava comendo e achando saudável... Estou confusa. Amanhã
quero procurar um endocrinologista, mas não sei o que fazer porque sei que hoje em dia, cada um diz uma coisa diferente. Será que devo parar com a alimentação que tenho mantido e pensado que é saudável? Gostaria apenas dessa resposta, se posso continuar com o que estou fazendo...
Grata desde já,
D.F.

Resposta
Cara leitora,
Entendo sua dificuldade e sua preocupação, você fez a escolha certa ao falar que irá a um endocrinologista. Deve também procurar um nutricionista para que ele possa realizar uma avaliação nutricional e elaborar um plano alimentar adequado a suas necessidades. Não considero a dieta do tipo sangüíneo um bom plano alimentar. O melhor é um plano alimentar elaborado por um nutricionista de acordo com suas necessidades diárias e suas características.

Pergunta 3
Olá, gostaria de saber quais os males que o refrigerante pode causar. Tenho o hábito de muitas vezes tomá-lo no lugar da água, quando estou em casa --cerca de 1 litro por dia. É muito preocupante? E se eu tenho uma vida de atividades físicas regrada (4 vezes por semana e corro nos intervalos) e durante o tempo de atividade física tomo muita água e também transpiro muito, o refrigerante pode me trazer algum problema?
Obrigado
K. S. Santo André

Resposta
Prezada leitora,
O refrigerante só deve ser consumido em quantidades moderadas, já que é rico em açúcar, contém também aroma artificial e acidulantes e não apresenta valor nutricional, ou seja, não contém vitaminas e minerais. No caso dos diet ou light, a bebida contém no lugar do açúcar os "adoçantes não calóricos". Todos estes produtos em excesso podem não ser adequados para a sua saúde. Moderação é o melhor para a saúde.

Pergunta 4
Andrea, tudo bem?
Li uma matéria sua na Folha Online, falando sobre alimentos para controle de peso, e queria saber mais sobre o assunto. Você tem algo publicado a respeito ou tem algum material sobre o mesmo? Poderia me enviar? Ficarei muito agradecida.
Obrigada, R.

Resposta
Prezada leitora,
Para elaborar as matérias leio vários artigos científicos. Acho interessante você conhecer a Biblioteca Virtual de Saúde (http://www.bireme.br). Tenho um livro que publiquei com a professora Lucia Caruso, "Como a alimentação pode diminuir o risco de doenças". São Paulo: Editora Paulus, 2005, v.1. p.94

Abraços e boa pesquisa
Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca