Colunas

Nutrição é Saúde

10/07/2007

Espaço dos leitores

Pergunta 1
Olá!
Leio sua coluna na Folha Online, mas confesso que fico maluquinha. Escutamos tanta coisa e comer acaba se tornando difícil. Por exemplo, já li que não posso nunca misturar derivados do leite no almoço ou janta porque o cálcio atrapalha a absorção de alguns nutrientes. Esse "atrapalhar" tem um limite de tempo? A absorção de nutrientes se dá assim em pouco tempo, de modo que no café da tarde eu já posso tomar o leite de novo sem interferir no que comi no almoço?

E o mate? Falam que é bom devido aos polifenóis, mas também já li que não se deve tomar mais que dois copos por semana porque ele atrapalha a absorção de nutrientes também. Nesse caso, a absorção demora mais tempo de modo que não posso tomar o mate nem no café da tarde? Ou é porque o mate atrapalha a absorção de nutrientes do lanche também?

Outra coisa... Qual o melhor óleo para se utilizar nos refogados? Não como frituras, mas precisamos do óleo para refogar temperos. Ficam falando do óleo de canola, girassol etc., mas eu não vejo muita diferença nas composições de ácidos linoléico e de outros compostos para o óleo de soja.

Os óleos têm ponto de fumaça, não é? Se o ponto de degradação do azeite é 210ºC, posso utilizá-lo para refogar sem que haja degradação das gorduras monoinsaturadas? Qual a temperatura média a que geralmente chega o óleo quando refogamos os temperos? E quando fazemos bolo? Posso usar óleo de soja? É melhor que margarina? Desculpe... Mas pela forma como escrevo e pelo excesso de perguntas, você pode ver que fico maluquinha da silva tentando comer direito.

Eu gosto muito de espinafre e brócolis, mas também já li que eles possuem oxalato, que diminui a absorção do ferro. Enfim, esses todos citados foram o que li... E tudo o que como por aí e nunca li a respeito? Fico imaginando se alguma coisa que estou comendo junto com outra não pode estar anulando ou atrapalhando a absorção de algum nutriente. Como vou saber?

É... nutrição deixa qualquer um doido! Só não fica doido quem é nutricionista ou então quem não valoriza o profissional de nutrição.

Não sou nutricionista, mas valorizo muito essa área. Infelizmente ainda há muita gente que não compreende a importância desse profissional. E, para piorar, há muitos nutricionistas fajutos que mancham a imagem da profissão. E nessa, fico ainda mais doida.

Um abraço,
M.

Resposta
Prezada Leitora,

Por favor fique tranqüila. Uma boa nutrição é mais fácil do que você está imaginando. Apesar dos artigos serem complexos, na hora de elaborar um cardápio ou uma refeição pense que o importante é manter uma dieta variada e consumir no mínimo cinco porções de frutas e verduras, ou seja, duas frutas e três verduras, ou vice versa.

Sobre as gorduras, você deve evitar frituras de uma forma geral. Também deve evitar as gorduras de origem animal, como banha e toucinho, entre outras. Para cozinhar, você pode utilizar os óleos de soja, milho e canola. O azeite é uma ótima opção. Sobre o ponto de degradação das gorduras, desconsidere. Só lembre que fritura em excesso não é recomendado.

Sobre a ingestão de leite (fonte de cálcio) e alimentos fonte de ferro (feijões, carnes), você só deve evitar essa combinação na mesma refeição. Não existe problema algum em horários diferentes, por exemplo café-da-manhã e almoço. E também lembre que, se você os consumir em uma mesma refeição, não ocorrerá nada de horrível, ou seja, nenhum dano à saúde.

Boa semana.

Pergunta 2
Andrea, li com interesse seu artigo na Folha Online sobre as fontes de vitamina E. Eu tomo 400 UI por dia. Minha dificuldade é relacionar as UI com miligramas. Poderia me ajudar por favor? Eu uso com a finalidade de evitar doenças cardíacas.

Resposta
Prezado Leitor, você deve ingerir suplementos com orientação de um médico ou de um nutricionista. Não utilize de forma alguma suplementos por conta própria. Eles podem ser prejudiciais à saúde. Sobre sua dúvida, se você estiver consumindo 400 UI de alfatocoferol, para transformar em mg você deve multiplicar por 0,45. Assim, se você consome 400 UI de alfatocoferol, (400 x 0,45) são 180 mg de vitamina E. Para ter certeza, consulte seu médico e lembre que vitaminas em excesso também são prejudiciais a saúde.

Pergunta 3
Andrea, hoje eu acessei a internet para tirar dúvidas sobre a gordura trans ou gordura vegetal hidrogenada. Pelo seu artigo no dia 26/10/2004, vi que a gordura trans e a vegetal hidrogenada são a mesma gordura.

Pois bem... Eu gostaria de tirar a seguinte dúvida: recentemente, comprei em um supermercado atacadista um pacote de barras de chocolate da Nestlé chamada Dois Frades, de peso líquido de 1.000 g. Pela tabela de informação nutricional do produto, há 9,2 g de gorduras totais (com 17% VD), 8,5g de gorduras saturadas (com 39% VD) e não contém gorduras trans (está escrito na tabela: gorduras trans - não contém). Na mesma tabela não há a presença do valor de gordura insaturada, o que leva o consumidor a acreditar que o produto não contém essa gordura.

Mas o que me chamou a atenção é a lista de ingredientes que o produto apresentou: açúcar, gordura vegetal hidrogenada, cacau em pó, lactose, leite em pó desnatado, aromatizantes e emulsificante lecitina de soja.

Pelo seu artigo, a gordura trans é formada pela hidrogenação da gordura insaturada. Se o produto acima especificado não contém gordura trans, o que justifica a presença da gordura vegetal hidrogenada, que é a mesma gordura trans? E quanto à gordura insaturada?

Eu não sou nutricionista. Sou apenas um consumidor que ficou atento a essa observação e acredito que você já defendeu sua tese de doutorado a essa altura do campeonato e pode me ajudar a esclarecer essa dúvida.

Muito obrigado e aguardo atenciosamente a sua resposta.
J. M

Resposta
Prezado leitor, como já citado, a gordura hidrogenada é obtida através da hidrogenação industrial de óleos vegetais (que são líquidos à temperatura ambiente). Produtos como margarinas, sorvetes cremosos, biscoitos, bolos, tortas, pães, salgadinhos, pipoca de microondas, bombons e tudo mais que contenha gordura vegetal hidrogenada são fontes de gordura trans.

As empresas são obrigadas a declarar a quantidade de gordura trans no rótulo, de acordo com a resolução da Anvisa (RDC 360/2003). No entanto, se a porção do alimento referido no rótulo apresentar até 0,2 grama de gordura trans, a Anvisa permite que essa informação não seja divulgada. Dessa forma, quando você ler no rótulo gordura vegetal hidrogenada, considere que o alimento em questão apresenta gordura trans.

Pergunta 4
Olá, Andrea. Peguei seu e-mail em um texto onde você falava sobre o iogurte caseiro. Gostaria de saber quantas calorias possui um copo desse iogurte.

Você sabe como fazer iogurte caseiro pela ação da bactéria lactobacilos? Será que usando uma iogurte industrial que venha com esta bactéria vai dar certo?

Atenciosamente,

G.

Resposta
Caro leitor, a caloria do iogurte depende do tipo de leite que for utilizado para o preparo. Se for leite desnatado, considere a caloria do leite desnatado. É importante também acrescentar a caloria do açúcar adicionado ou das frutas. As calorias serão similares às dos iogurtes industrializados.

Para fazer o iogurte caseiro, você deve acessar o seguinte endereço eletrônico: www.iogurte.com.

Boa semana

Andrea Galante é mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, e presidente da Associação Brasileira de Nutrição. Escreve quinzenalmente na Folha Online, às terças-feiras.

E-mail: andrea.galante@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca