Colunas

Retratos da China

22/03/2005

Geografia

da Folha Online



A República Popular da China, com uma área total de mais de 9,6 milhões de quilômetros quadrados é, após a Rússia e Canadá, o terceiro maior país do mundo em extensão.

O país tem fronteiras com: a República Popular da Coréia, a Rússia, a Mongólia, o Casaquistão, a Quirguizia, o Tadjiquistão, o Afeganitão, o Paquistão, a Índia, o Nepal, o Butão, Myanma, Laos e Vietnã.

AP
Rio Amarelo, o segundo maior do país
O território é cortado por grandes rios, sobretudo o Amarelo, mais ao norte, e o Yang-Tze, ao sul. Eles são chamados de "rios civilizadores", já que foi nas planícies por eles banhadas que se originou a civilização chinesa.

O Rio Yang-Tze é o mais extenso da China e o terceiro do mundo, após o Nilo e o Amazonas. Mede 6.300 quilômetros, tendo sua bacia 1.089.000 quilômetros quadrados.

O Yang-Tze também é importante via transporte fluvial, entre o oeste e o leste, e é daí que vem o apelido de "via aquática dourada".

Clima

A China possui oito tipos de clima catalogados, que variam do semi-árido, no extremo norte, ao sub-tropical de monções, no extremo sul. O volume das chuvas, sobretudo no verão, diminui progressivamente do sul para o norte, da mesma forma que as temperaturas médias.

Na região de Beijing, as quatro estações são bem definidas. Os invernos são longos e secos, enquanto que os verões quentes e úmidos.

Fauna e Flora

A China, segundo dados do Greenpeace, é um dos países com maior quantidade de animais selvagens do mundo. São cerca de 4.400 espécies de vertebrados, o equivalente a 10% do total mundial.

Ron Edmonds/AP
Pandas são animais típicos da China
Entre os animais considerados selvagens, muitos são originários do país, como por exemplo o macaco de pelo dourado, o tigre do sul da China, o golfinho branco fluvial, o jacaré chinês e o grou de crista vermelha. O mais famoso de todos, porém, é o panda, urso carismático com as patas e os pêlos ao redor dos olhos pretos e a barriga branca.

Para proteger a fauna e a flora chinesas (são mais de 32 mil espécies de plantas), o Programa de Reserva Internacional da Biosfera (MAB, na sigla em inglês) estabeleceu 932 reservas naturais de florestas e animais selvagens, somando 79.710.000 hectares.

População

A China, o país mais populoso do planeta, possui um 1,3 bilhão de habitantes, cerca de 22% da população do mundo. O bebê considerado o número 1,3 bilhão, aliás, nasceu em 2005.

A média da densidade populacional da China é de 135 habitantes por quilômetro quadrado, com distribuição bastante desequilibrada: no litoral leste, alcança mais de 400 hab/quilômetro quadrado; nas regiões centrais, mais de 200 e, a noroeste, menos de 10.

Em 1949, no momento do estabelecimento da Nova China, a população continental do país era de 541.670.000 habitantes. Mas, com a sociedade estável, a produção desenvolvida e a melhoria das condições médicas e higiênicas, a população aumentou rapidamente.

Por conta da alta taxa de natalidade, a China começou a praticar seu planejamento familiar a partir dos anos 70. Entre as medidas, é proibido um casal ter mais de um filho, mediante imposição de impostos e perdas de benefícios se a regra for descumprida. Se alguém se divorciar, porém, ganha o direito de ter mais um filho com o novo(a) parceiro(a).

Com informações da Embaixada da China no Brasil, consulados da China do Rio de Janeiro e São Paulo e agências internacionais

Leia mais
  • Raio-X
  • História
  • Economia
  • Cultura
  • Chineses no Brasil
  • Curiosidades

  • Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o urso panda
  • Leia o que já foi publicado sobre a população chinesa
  • FolhaShop

    Digite produto
    ou marca