Comentários

Mais resultados: 1 2 3

Comentários de ALEX E. SANTOS
Em 05/12/2008 11h00
Caro Cesar,
estamos de pleno acordo em relação ao governo Lula. Ele só deu certo porque o Lula inteligentemente abandonou o programa petista e seguiu a cartilha do governo anterior,o que eu considero um grande mérito do Lula, alias devemos isso ao lúcido Palocci O governo Lula também teve a sorte de, no fim do governo anterior a China entrar na OMC, o que fez os preços das comodities explodirem, o que fez o saldo da balança comercial dar um gigantesco salto sem que os volumes das exportações tivessem crescido tanto.(vide os comentários do maior conselheiro econômico do Lula, o ex-ministro Delfim Netto)
Na crise atual o governo Lula será efetivamente testado. O preço das comodities cairam,o financiamento internacional diminuiu, o crescimento deverá ser menor, o desemprego poderá aumentar e com a incapacidade deste governo em conter os gastos correntes durante os anos de bonança o Estado não terá uma maior flexibilidade orçamentária para compensar a queda do investimento privado.
O PAC, como qualquer um não alinhado sabe não representa mais do que 0,7% do PIB, e nenhum país cresce investindo só isso, alias o PAC não passa do antigo plano plurianual com nome pomposo e com muita propaganda.

Em Eleições 2010
1 opinião
avalie fechar
Em 05/12/2008 10h15
Caro Cesar Marcelo,
vou procurar ler o livro que você me indicou, e aproveitando eu também indico um para você:
Desenvolvimento e Crise no Brasil (5a. edição) do Luiz Carlos Bresser-Pereira
Nele o ex-ministro do FHC faz uma análise do desenvolvimento brasileiro e uma ótima descrição da formulação do Plano Real, mas também faz uma abalizada crítica da sobre-valorização.

Em Eleições 2010
1 opinião
avalie fechar
Em 05/12/2008 09h58
O Dantas tem ligações tanto com o PSDB e com o PT. Tanto o PT quanto o PSDB para governar tem que se apoiar em partidos e políticos fisiológicos, antieticos, pouco representativos, etc. E, o pior, para se eleger, tanto um quanto o outro são financiados por crápulas do tipo do Daniel Dantas.
Sobre a condenação do DD, apesar de ela ter um efeito de cartase, de parecer que, com ela, parece existir justiça de fato no Brasil, o processo parece tem sido açodado e mal conduzido pelo juiz, que se portou como inquisidor e não como magistrado isento que deveria ser. Quem tem bons advogados como o DD, não terá dificuldades de reverter este quadro nos níveis superiores da justiça, deixando depois em nós um sentimento de impunidade.

Em Operação Satiagraha
sem opinião
avalie fechar
Em 03/12/2008 13h48
Caro Cezar,
O FHC poderia ter entrado para história como o maior presidente que este país já teve; tem cultura, capacidade administrativa, respeitabilidade interna e externa, tinha apoio partidário, tinha projeto, teve coragem de defender a privatização, que em alguns setores modernizou a economia brasileira, etc. Mas por que não entrará para história desta forma gloriosa?
Porque manteve a sobrevalorização do Real durante um tempo muito longo, abandonou a luta pelas reformas para buscar a reeleição, e, o mais grave, depois da crise advinda com a desvalorização do Real em 1999 e com o crescimento econômico ocorrido em 2000, não previu a crise energética que matou a economia brasileira naquele ano e nos jogou de novo na quase insolvência.

Em Eleições 2010
3 opiniões
avalie fechar
Em 17/11/2008 13h24
Em relação ao ministro da educação eu o considero o segundo mais provável candidato do PT a sucessão do Lula, o primeiro é o Patrus Ananias. A Dilma não passa de um balão de ensaio que dificilmente irá para frente. Por quê? Porque ela não tem a simpatia e a preferência de quase niguém do PT. Já o Fernando Haddad,ao contrário, não tem resistências dentro do PT, sabe se expressar, tem boa aparência, e por mais que não queiramos isso conta, cuida de uma área de grande visibilidade dentro do governo, o único inconveniente é o fato de ele não ter experiência política. Já o Patrus cuida da área de maior visibilidade de de maior potencial de conquista de votos do governo Lula, é um político experiente, é do segundo estado da federação, que provavelmente estará propensa a ir contra um candidato do PSDB por este ter preterido um candidato mineiro.
Considerando estes pontos qualquer destes dois candidatos é um adversário muito mais difícil para o governador Serra do que seria a Dilma.

Em Eleições 2010
8 opiniões
avalie fechar
Em 13/11/2008 07h38
Caro Roberto Diaz,
O que eu defendo é que com uma regra geral de definição das listas, o partido que não tivesse um número x de filiados não poderia ser beneficiado com recursos do fundo partidário e com tempo de televisão, e se, mesmo tendo este número de filiados, não atingisse uma determinado número de votos, este partido também perderia os recursos do fundo e o tempo de televisão. Com isso, depois de algumas eleições, o número de partidos se reduziria aos realmente relevantes e com inserção na sociedade.

Em Eleições 2008
5 opiniões
avalie fechar
Em 12/11/2008 14h26
Caro Roberto Diaz Zanetti,
A grande maioria dos deputados que estão na Câmara já tem uma postura regionalista, cada um quer encaixar uma emenda no orçamento para fazer uma obra em seu reduto eleitoral (principalmente obras com boa visibilidade, o que inclui quadras esportivas e excluem obras de saneamento) com vista a conseguir votos na próxima eleição. Se o voto fosse em lista como eu apregôo, os deputados deixariam de tentar conseguir vantagens paroquiais para sua região e passariam a discutir questões nacionais. Alias uma postura mais programática não exclui a busca de melhorias para sua região.
Em relação à formação da lista, como eu disse no post anterior, a regra não poderia ser definida pelo partido, mais sim em lei que valeria para todos os partidos, em que os mais votados em prévias internas seriam os primeiros da lista. Estas prévias poderiam ser abertas a toda a população.
Outro ponto negativo do voto puramente distrital é que com ele o voto seria encarado como majoritário e não proporcional como é hoje, os eleitos se sentiriam donos de seus mandatos, já que as pessoas votaram neles e não nos partidos, os eleitos não precisariam necessariamente ter fidelidade a seus partidos, que com isto continuariam fracos e sem substância programática.

Em Eleições 2008
4 opiniões
avalie fechar
Em 12/11/2008 09h50
cara Kaka Irada,
de qual PMDB você está falando? o PMDB do Sarney/ o PMDB do Geddel? o PMDB do Calheiros? o PMDB do Quércia? o do Requião? o PMDB do Rio Grande do Sul? o do Rio de Janeiro?
O PMDB não é um partido político, o PMDB é uma confederação de interesses locais, de interesses de coronéis regionais. Alias o PMDB não tem e não quer ter candidato a presidente. Não precisa. Depois que o presidente for eleito em 2010, o PMDB aderirá ao governo e será o "sócio" majoritário da coalizão governista, e até o líder do governo no Senado já está definido: Romero Jucá.

Em Eleições no congresso
5 opiniões
avalie fechar
Em 12/11/2008 08h19
CARO ROBERTO ZANETI,
Discordo de você com relação ao voto distrital.
O voto distrital para eleição de vereadores é o ideal, pois aproximaria o eleito do eleitor e baratearia as campanhas. Mas no para as Assembléias Legislativas e a Câmara Federal correremos o risco de eleger apenas "vereadores estaduais e vereadores em Brasilia", que defenderiam apenas questões paroquiais (isso já acontece no atual sistema) e não se interessariam por temas nacionais.
Já o voto em lista partidária fortaleceria os partidos e, na verdade criaria partidos de fato no Brasil.
O problema que todos levantam e se o voto em lista não fortaleceriam apenas as cúpulas partidárias. Isso ocorreria de fato se cada partido estabelecesse a sua forma de escolher a lista partidária, mas se nós criássemos um critério único, definido em emenda constitucional, que todos seriam obrigados a seguir.
Está regra estabeleceria a disputa interna nos partidos através de prévias em que pelo menos uma percentagem de seus filiados deveriam participar para que estas prévias fossem válidas. Esta lista partidária poderia ser flexível, o eleitor poderia mover um candidato na lista partidária.
Isto tornaria as campanhas mais baratas, pois cada partido faria campanha pela sua lista.

Em Eleições 2008
4 opiniões
avalie fechar
Em 11/11/2008 16h19
Um ministro que tem como função a articulação política que prega a infidelidade partidária, o troca - troca de partido demonstra claramente o seu caráter e o caráter do governo a qual pertence. Pregar um prazo para a infidelidade e pregar um prazo para a cooptação, que alias é típico neste governo.
O que precisamos é de uma reforma política que modifique estas práticas.
Existem duas propostas básicas: voto distrital ou lista fechada.
O voto distrital seria muito bom para que elegêssemos vereadores. Estes seriam escolhidos através de uma eleição majoritária num mesmo distrito. Isto poderia baratear o custo da eleição e aproximar o eleito de seus representados. Só que na disputa para a Câmara correríamos o risco de eleger "vereadores em Brasília", que apenas defenderiam assuntos paroquiais, (claro que hoje em dia não é diferente), mas o risco seria perder o foco em interesses realmente nacionais.
O voto em lista fechada para os legislativos federal e estadual seria uma opção melhor. Com uma regra de disputa interna dentro dos partidos, estabelecida em lei federal criar-se-ia assim uma lista de cada partido na qual o eleitor votaria. Cada partido teria de fato o número de deputados que a população escolhesse e quem quisesse mudar de partido já saberia que perderia o cargo.
Assim, e só assim poderíamos fortalecer verdadeiramente os partidos no Brasil.

Em Troca-troca partidário
4 opiniões
avalie fechar
Em 10/11/2008 15h38
Caro Spencer, se for para exportar alguns dos mensaleiros e dos aloprados nós até fazemos uma "vaquinha" e pagamos o frete!!!!!!!!!

Em Eleições 2008
36 opiniões
avalie fechar
Em 10/11/2008 09h06
Caro Spencer,
Vamos exportar para os EUA os nossos partidos de esquerda. Lá eles poderão pregar a morátoria da dívida externa!!!!!!!!! O que os EUA precisam é de um PCO,PSTU, PSOL e da ala radical do PT. Os EUA precisam da Heloisa Helena, da Maria da Conceição Tavares, da Marilena Chaui do Stédile e do Rainha!!!!!!!!!

Em Eleições 2008
16 opiniões
avalie fechar
Em 30/10/2008 09h01
Concordo co mo sr. César Marcelo que as funções do Estado são saúde, educação, segurança. Acrescento também no caso do Brasil pelo nosso vergonhoso déficit nesta área: saneamento básico. A atividade econômica deve ser exercida pela iniciativa privada, ao Estado cabendo a fiscalização, que tem de ser eficaz e rápida em possíveis punições de abusos; e orientação do investimento, p.e. se o Estado conceder uma estrada em uma região rica do país ele deveria atrelar a construção de uma estrada em uma região menos desenvolvida.
As empresas estatais sempre foram cabides de emprego dos diversos governos.

Em Eleições 2008
7 opiniões
avalie fechar
Em 30/10/2008 08h38
Caro Marcelo Spencer,
o aumento das exportações durante o governo Lula foi causado pela entrada da China na OMC em 2001, o que ocasionou uma explosão nos preços das comodities, e o Brasil como grande produtor agrícola e de minérios teve seus saldos na balança comercial aumentados drasticamente. O grande mérito do governo Lula foi abandonar o discurso do PT durante os 8 anos e colocar o Palloci, este sim o grande nome do governo Lula, mas que infelizmente se suicidou políticamente, como ministro da fazenda.

Em Eleições 2008
7 opiniões
avalie fechar
Em 30/10/2008 08h20
Alguns comentários abaixo dizem que o PSDB, DEM, PPS querem derrubar o Lula apenas por ele não ter qualificação universitária. Que bobagem!! Querer derrotar o PT não tem nada a ver com preconceito. Mas com a saudável prática da Democracia. A oposição querer derrotar o PT e o Lula ou qualquer outro presidente é parte da democracia. A Democracia pressupõe uma oposição e quem diz que determinado partido deve acabar "Dem e PSDB têm que ser varridos", "PT deve ser eliminado", esta é uma atitude que denota um traço autoritário e anti-democrático.

Em Eleições 2008
7 opiniões
avalie fechar
Em 27/10/2008 11h04
ao sr. Antônio Passos,
não tenho procuração pra defender a Eliane Catanhede, mais quem conhece minimamente a política brasileira e sobretudo o PMDB, sabe que se o "barco começar a afundar", se a economia brasileira tiver dificuldades em 2009 e 2010, os "ratos" do PMDB serão os primeiros a abandoná-lo e correr para os braços da oposição. Já foi assim com o governado Rio já foi do PSDB e o deixou por interesse, com o Eduardo Paes, que até chamou o presidente de "chefe de quadrilha" e agora aderiu, com o Romero Jucá, que foi líder do governo FHC, e quando o Lula ganhou a eleição aderiu ao PMDB e passou a ser o maior defensor do atual governo. O PMDB não tem compromisso com o atual governo, como não teve com o governo anterior, o PMDB tem compromisso com os interesses de seus caciques regionais.

Em Eleições 2008
26 opiniões
avalie fechar
Em 24/10/2008 16h09
A Marta pegou a prefeitura quebrada da administração Pitta? Fato, mas o que ela fez para reequilibrar o orçamento? Nada. Criou escolas extremamente caras (ceus), mais não acabou com as escolas de lata, parou o Expresso Tirandentes/ Fura-fila para lançar às vésperas da eleição o bilhete único, e como eu disse num post anterior não terminou a reorganização do sistema. Alias, desde o lançamento do bilhete único o sistema passou a ser altamente deficitário e sustentado pelos cofres públicos.

Em Eleições - São Paulo
49 opiniões
avalie fechar
Em 24/10/2008 15h33
EU NÃO VOTO NA MARTA SUPLICY PORQUE ELA FEZ UMA MÁ ADMINISTRAÇÃO, DEIXOU UM DÉFICIT ORÇAMENTÁRIO DE R$ 2.000.000.000,00 (DOIS BILHÕES),VÁRIAS DÍVIDAS ATRASADAS, OBRAS PARADAS (EXPRESSO TIRANDENTES), LANÇOU O BILHETE ÚNICO ANTES DE CONCLUIR A REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTE QUE SERIA COMO O DE CURITIBA, COM CORREDORES, NO LUGAR DE PONTOS, MICRO TERMINAIS, LINHAS TRONCO E LINHAS AUXILIARES.
E AGORA NESTA CAMPANHA DISSE QUE IRÁ DAR INTERNET DE GRAÇA, SEM AO MENOS FAZER UM ESTUDO DE CUSTO E VIABILIDADE TÉCNICA DESTA PROPOSTA. DISSE QUE IRÁ CONTRUIR 47 KM DE LINHA DE METRÔ, QUANDO TODOS SABEM QUE METRÔ É UMA OBRA ESTADUAL, ETC, ETC, ETC.

Em Eleições - São Paulo
97 opiniões
avalie fechar
Em 22/10/2008 08h43
Caro Waal Deon,
concordo com o que você disse sobre o PSDB e o PT, também concordo que o Dem ( ao qual eu também tenho várias restrições) tem vários elementos oriundos da Ditadura, mas que estão também no PMDB (Sarney), no PT existem os mensaleiros, no PSDB existe o Marconi Perrilo e o Eduardo Azeredo. Considero também que no Brasil só existem dois partidos verdadeiramente estruturados para disputar o poder e com ideologia ou algo que se aproxima disso: o PT e o PSDB. Como você disse, eles estão em campo ideológico parecido, separando-os apenas alguns pontos específicos. Mas o que os separa de fato é que apenas os dois partidos tem verdadeiras perspectiva de poder. Os outros grandes partidos, PMDB e Dem/PFL tem problemas em se estruturar como partidos nacionais.
O PMDB não passa de um agregado de interesses regionais difusos sem ideologia e sem unidade, o que faz com que ele sempre esteja no governo e na oposição. Paradoxalmente esta é sua força. O PMDB vive de sua divisão e de sua herança histórica.
Já o PFL, tem realmente a pecha de herdeiro da ditadura e de coronéis nordestinos. A mudança de nome foi para tentar dar uma nova roupagem ao partido. Se dentro dele surgirem novas lideranças isto pode ser salutar para a vida política brasileira.
O ideal é que nós tenhamos um partido de esquerda, socialista, o PT; um de centro, social - democrata, PSDB e um de direita, liberal, Dem/PFL, e todos tenham reais perspectivas de poder.

Em Eleições - SP
15 opiniões
avalie fechar
Em 21/10/2008 13h18
Existem vários partidos que tem em sua alcunha a denominação socialista ou comunista ou se dizem socialistas (PT, PCB, PCdoB, PCO, PSB, PSOL, PSTU). Por quê?
Porque hoje no Brasil existe uma hegemonia do pensamento "dito" de esquerda. Partidos que tinham em seu nome a palavra liberal (PL, PFL) trocaram (DEM, PR) porque há um grande preconceito contrao termo liberal,e contra estes partidos por seus membros terem efetivamente apoiado a Ditadura Militar. Mas todos estes partidos de esquerda apoiaram ditaduras (União Soviética, Cuba, China), que cometeram muito mais crimes que a ditadura brasileira. A mesma legitimidade democrática que garante a existência dos partidos de esquerda também garante os de direita. Assim, não é aceitável que alguns petistas em sua propaganda digam que se deveria erradicar o PFL - DEM do país. A democracia pressupõe o pensamento diferente, a oposição, o contraponto.
Se alguns partidos de esquerda, purgaram, ou tentam purgar os males do socialismo real, por que o DEM (esse nome é horrível) não pode também tentar exorcizar seu apoio à Ditadura e se transformar num legítimo representante de uma corrente de pensamento brasileira? Dizer, como alguns dizem, que devemos acabar com o DEM é extremamente antidemocrático e autoritário.

Em Eleições - SP
15 opiniões
avalie fechar
Termos e condições

Mais resultados: 1 2 3

FolhaShop

Digite produto
ou marca