UOL
Guie seus pais pelas exposições

THAÍS YURI
da Folha Online

No mês de março, São Paulo foi tomada por uma dezena de mostras de arte. 25ª Bienal, Estratégias para deslumbrar, 22 e a idéia do moderno, Imagens do Brasil: Cisneros e Nemirovsky, só para citar algumas. Que tal aproveitar essa diversidade de opções e se aventurar pelo mundo das artes plásticas?

Divulgação

Maria Angela e uma turma de alunos no museu
Visitar essas exposições pode ser um ótimo passeio para pais e filhos. Segundo Maria Angela Francoio, educadora da divisão de ensino e ação cultural do MAC (Museu de Arte Contemporânea da USP), o ideal é deixar que a criança faça o próprio percurso, sendo uma espécie de guia dos pais. Dessa forma, ela aproveitará melhor a visita e verá as obras que lhe interessarem. Com mais liberdade, o passeio certamente será divertido.

"A visita deve ser uma expedição e, não, uma excursão", afirma Mirian Celeste Martins, coordenadora da Ação Educativa da 25ª Bienal juntamente com Gisa Picosque. Para ela, a experiência deve ser utilizada depois em atividades com os pais e a escola. "Toda exposição deixa uma memória", diz. Em casa, a criança pode fazer desenhos com os pais das obras de que mais gostou, por exemplo. Que tal usar sucata e criar esculturas parecidas com as que foram vistas? Ou inventar suas próprias obras?

Leia mais

  • Arte é pura diversão
  • Descubra a arte com os monitores
  • Fazer arte pode ser tão legal quanto ver
  • Conheça arte pela internet
  • Veja as exposições que estão em cartaz

  • Copyright Folha Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo
    desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha Online.