HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS

Envie sua opinião





 

 

capital humano
27/10/2005
Estudantes serão deputados por uma semana

  Mariana Gallo
especial para o GD

Durante cinco dias, estudantes do ensino médio de todo o país atuarão como deputados na Câmara Federal. É a segunda sessão do Parlamento Jovem, programada para o período de 21 a 25 de novembro, que tem o objetivo de mostrar para o jovem a importância da atividade parlamentar e estimular a atuação dos cidadãos na Casa.

"A idéia é proporcionar aos jovens a vivência da atividade parlamentar e mostrar a importância do exercício da cidadania", diz a coordenadora do grupo de trabalho do Parlamento Jovem, Silvia Mergulhão.

Ao longo daquela semana, os estudantes farão tudo que um deputado faz: vão elaborar projetos de lei, discuti-los nas respectivas comissões e levá-los para aprovação em plenário. Os assuntos também serão tão variados quanto os que são tratados pelo Legislativo: educação, cultura, esporte, agricultura, meio ambiente, política externa, etc.

"Muitos estudantes chegam aqui com a intenção de discutir assuntos voltados para seus estados ou cidades e, no decorrer da semana, eles percebem que vão aprovar coisas para o país inteiro", relata a coordenadora o que aconteceu no ano passado quando foi implementada a proposta do deputado Lebb Neto (PSDB - SP).

Para que tudo aconteça conforme o que ocorre realmente na Câmara dos Deputados, os jovens também vão eleger um presidente para a Casa, além dos integrantes da Mesa e do Colégio de Líderes. Os 78 estudantes, de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, também serão divididos por estados e por partidos de forma proporcional às respectivas bancadas existentes na Câmara.

"A idéia é que eles se transformem em divulgadores do papel da Câmara dos Deputados", revela a coordenadora do projeto contando que muitos dos que participaram do Parlamento Jovem no ano passado voltaram para casa dizendo que entrariam para a vida pública.

"O ideal mesmo é que o Parlamento Jovem seja escolhido por eleição direta, mas ainda não encontramos uma forma de fazer isto", lamenta.

   

NOTÍCIAS ANteriores
26 /10/2005
Infestação por pombos fecha escolas em Poços de Caldas
25 /10/2005
Crianças norte-americanas optam por não ir ao recreio para ficar no computador
25/10/2005
Doenças não-transmissíveis são responsáveis por 60% das mortes
25/10/2005
Empregadas domésticas ganham cartilha
25/10/2005
Empresa dá palestras sobre mercado de trabalho para alunos da rede pública
25/10/2005
Quanto maior o cargo, menor o equilíbrio entre vida pessoal e profissional
24/10/2005
Resultado no Referendo mostra que o brasileiro se sente desprotegido
21/10/2005
Referendo fará governantes preocuparem-se mais com segurança pública
20/10/2005
Empresa paga intercâmbio cultural para filhos de funcionários
19/10/2005
Alunos produzem material de limpeza da escola