HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS


REFLEXÃO


Envie seu comentário

 

Mais São Paulo
10/02/2006

Serra e Alckmin trocam prédios

Estado e Prefeitura vão trocar imóveis. O governador Geraldo Alckmin e o prefeito José Serra, ambos do PSDB, assinam na segunda-feira, às 11 horas, um acordo em que a Biblioteca Mário de Andrade ganha um anexo no prédio do Instituto de Previdência do Estado de São Paulo (Ipesp), na Rua Bráulio Gomes, e o Poupatempo passa a ocupar o Tendal, na Lapa, onde funcionam uma casa de cultura e parte da subprefeitura local.

Artistas, que usam o Tendal para apresentações, ensaios e oficinas, prometem manifestação, provavelmente na semana que vem. Eles devem se reunir na frente do Teatro Municipal e seguir em passeata pelo Viaduto do Chá até o gabinete do prefeito. No sábado, a data será definida em uma reunião. 'Não somos contra o Poupatempo, mas não podemos permitir a perda de uma casa de cultura que está no mesmo endereço há 16 anos. Foi uma ação arbitrária', disse o diretor de teatro Márcio Boaro.

O prédio é tombado como patrimônio histórico. Sua companhia estranhou a mudança tão repentina. 'Temos a estréia da peça A Guerra dos Caloteiros marcada para junho.'

A intenção da Secretaria da Cultura é mudar o espaço para um terreno com um galpão na Rua Guaicurus, vizinho ao Tendal, que é particular e acaba de ser desapropriado por Serra. 'Ainda tem placa de aluga-se e nem sabem quando estará pronto. Mas a nossa saída tem data marcada, segundo o decreto do prefeito, no máximo quatro meses', afirmou Boaro.

O secretário-adjunto municipal da Cultura, José Roberto Sadek, disse que todos têm o direito de se manifestar.

'É um país livre, mas dificilmente conseguirão reverter a situação, a conversa entre Estado e Prefeitura já está adiantada demais', disse Sadek. Segundo o secretário, foi uma troca adequada. 'A Biblioteca Mário de Andrade, há mais de 30 anos, precisa de um lugar para guardar seus livros que seja próximo de sua sede. O prédio do Ipesp, que estava praticamente sem atividade, cumpre essa necessidade', disse ele.

Ao mesmo tempo, havia o interesse do Estado de instalar o Poupatempo, que é uma necessidade da população, no Tendal. 'O novo espaço cultural vai ficar na Guaicurus, esquina com a Rua do Curtume, num trecho sem saída, o que permitirá um projeto bonito, que ocupe também a rua de forma mais agradável e integrada.'

Sadek admitiu que não conhece o terreno. 'Ainda não posso dizer o que precisa ser feito nem quanto tempo vai levar.'

As informações são do jornal O Estado de São Paulo, editoria Metrópole.

   
 
 
 

Notícias ANTERIORES
09 /02/2006
Prefeitura quer aumentar o número de vasectomias realizadas pelo Município
08/02/2006
Pátio do Colégio volta a abrigar instituição de ensino
07 /02/2006
Educadores criticam ampliação de oito para nove anos a duração do ensino fundamental
03/02/2006 Dinheiro francês pode transformar a zona leste em ponto de cultura
02 /02/2006
Centro terá Praça das Artes
31/01/2006
Violência: melhoras na cidade
27 /01/2006
Arte em preservação a natureza pode ser impedida de ficar no Parque do Ibirapuera
26 /01/2006
SESC e escolas municipais juntos pela educação
25 /01/2006
Melhores Mais São Paulo - Especial Aniversário de São Paulo
24 /01/2006
São Paulo ganha dois novos espaços culturais