HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

útil e agradável
06/10/2004

Programa educa comunidades carentes do RJ

Grasiela Cardoso
Especial para o GD


O sistema educacional brasileiro avançou muito nos últimos anos. Em muitos lugares, no entanto, a educação ainda é precária. Para tentar reverter esse quadro, foi criado no Rio de Janeiro o Programa Aumento de Escolaridade (PAE-RJ) que tem como objetivo viabilizar a educação por meio de cursos de complementação do ensino fundamental.

Além das aulas de diversas disciplinas, os alunos têm a liberdade de repensar o conteúdo ensinado, de elaborar projetos de intervenção nas comunidades, de promover oficinas de campos de trabalhos para firmar parcerias para ampliação da oferta de empregos e de realizar eventos culturais e esportivos.

O programa já está atuando em 54 comunidades do Rio de Janeiro, totalizando a participação de 4 mil alunos e de 150 professores da rede pública de ensino. As organizações não-governamentais das proximidades também contribuem com o projeto. Eles ajudam na contratação dos educadores, além de providenciar todo o material necessário.

"Todas as escolas estão em situações complicadas. Apesar do programa atuar em áreas de risco devido a forte violência que acontece no estado, estamos conseguindo levar a escola até eles. Além disso, o laço de afetividade entre os alunos e professores é muito grande e gratificante, pois ambos estão dispostos a enfrentarem todos os obstáculos", comenta a coordenadora do PAE, Maria Amábili.

O programa atende as populações beneficiadas pelo Programa de Urbanização de Assentamentos Populares do Rio de Janeiro (Proap II). O projeto será concluído em 2006 e, até lá, pretende atender mais de 10 mil alunos das comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro. A iniciativa conta com o apoio da SME-RJ, Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), e Organizações da Sociedade Civil (OSCs).

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
06/10/2004 Projeto pretende ensinar futebol de praia a crianças e jovens paulistanos
06/10/2004 Prêmio Telemar irá premiar ações de incentivo ao uso da Internet
06/10/2004 40% dos porto-alegrenses estão engajados em causas sociais
05/10/2004 USP oferece curso de braille pela Internet
04/10/2004
Jovens trocam trabalho em olaria por educação
04/10/2004
Livro mostra exemplos de mobilização juvenil
04/10/2004
Voluntários ajudam creche mantida por gari na Restinga
04/10/2004 Projeto para reformar favelas cariocas sairá do papel
01/10/2004 Alunos melhoram aprendizagem com brinquedos
01/10/2004 USP viabiliza acesso a portadores de deficiências