HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

Capacitação Voluntária
16/08/2004
Projeto oferece formação profissional para jovens e adultos

Uma pequena casa com apenas um cômodo e um banheiro começa a ser erguida no condomínio Colinas de São Francisco, no bairro do Jaguaré, zona norte de São Paulo. A laje já está pronta e os primeiros trabalhos de revestimento terão início em breve. É neste espaço que 12 jovens e adultos de comunidades carentes da cidade aprendem uma nova profissão colocando a mão na massa. Eles são participantes do curso de Ajudante de Pedreiro, a primeira iniciativa do projeto "Capacitação Voluntária", desenvolvido pela empresa de construção civil Gafisa.

Selma Selmikaitis, coordenadora de Recursos Humanos da Gafisa, explica que a empresa, que já realizava algumas ações sociais, foi buscar junto às organizações parceiras, como o Projeto Anchieta e a Pastoral do Menor, quais eram as reais necessidades das comunidades. "Surgiu a idéia então de, ao invés de dar o peixe, ensinar a pescar. Decidimos munir as comunidades com a experiência que temos e dividir o nosso know how para que elas pudessem gerar renda a partir de alguma atividade. A proposta é levar novos conhecimentos e alargar horizontes", comenta.

A Gafisa também convidou seus funcionários para participarem do projeto. Os engenheiros Alexandre Penteado e Luca Giangiacomo se tornaram voluntários e ajudaram a equipe de Recursos Humanos da empresa a desenhar todo o conteúdo programático do curso. Desde maio, todos os sábados, os alunos participam de aulas práticas dentro de uma obra da Gafisa, onde aprendem noções básicas para a construção de uma casa, desde a preparação do terreno, uso de ferramentas e materiais adequados, hidráulica e elétrica até o acabamento, como a colocação de azulejos e telhado.

Luca explica que o curso é totalmente prático, com a realização de apenas uma aula teórica no primeiro dia do projeto, quando os alunos receberam um kit de ferramentas. "Desta forma, eles irão aprender realmente porque construir não é algo fácil, como alguns pensam. A teoria é passada durante o decorrer do curso, quando explicamos, por exemplo, porque é necessário colocar o ferro em determinada posição e quais problemas acarretarão se isso não for feito. Eles precisam entender o porquê de todas as etapas, senão poderão gastar mais material e tempo", explica Luca.

O voluntário ressalta que, ao final do curso, os alunos já poderão arriscar pequenos serviços de pedreiro ou tentarem uma vaga como aprendizes nas construções. "Isso porque, com os conhecimentos que adquirirem no projeto, terão possibilidade de crescerem bem mais rápido do que aqueles que não receberam qualquer orientação, o que ocorre normalmente".

O aluno Rafael Aparecido Silva de Azevedo, 23 anos, já faz planos para o futuro. O jovem, que está desempregado, espera agora ter uma nova profissão. Rafael quer unir os novos aprendizados sobre construção civil com a experiência que tem na área de jardinagem e oferecer serviços diferenciados. "Posso fazer a alvenaria e ainda completar com um belo jardim, o que fica muito mais bonito. Vou começar a procurar um trabalho na área".

O curso será realizado até o mês de novembro e os alunos receberão um certificado de conclusão. Segundo Selma, a proposta é, após o término das aulas, apresentar o projeto piloto aos parceiros da Gafisa, já que os ajudantes de pedreiro são profissionais terceirizados nas obras da empresa, além de divulgar os currículos dos formandos junto ao sindicato de construção civil, disponibilizando a mão-de-obra especializada. A empresa pretende ainda, em 2005, ampliar o projeto, criando outros cursos para novos públicos sempre em parceria com organizações não-governamentais.



DANIELE PRÓSPERO
do site setor3

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
13/08/2004 Caixa d'água da Praça dos Cadetes vai virar biblioteca
13/08/2004
Comunidades carentes de Pernambuco aprendem a aproveitar alimentos
12/08/2004 Cães auxiliam vítimas de maus-tratos
12/08/2004
Jovens utilizam muros para fazer campanha sobre sexo seguro
11/08/2004
Comunidade pobre em bairro rico vai desaparecer para dar lugar ao metrô
11/08/2004
Policiamento comunitário ainda não chegou às residências
10/08/2004
Primeira favela carioca com título de propriedade vive dias de valorização
06/08/2004 Manual mostra onde estão os fundos públicos
05/08/2004 Interesse pelo trabalho voluntário cresce no Brasil
05/08/2004
Minas, Rio e Ceará levam prêmio da Fundação Abrinq