Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade 
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 17.02.03

 

Código Civil pode piorar situação de micro e pequenas empresas

Há pouco mais de um ano, Marco Aurélio Bedê, então gerente de Pesquisas Econômicas do SEBRAE-SP, procurava formas para as micro e pequenas empresas fossem mais privilegiadas pelo poder público. A idéia era válida, pois pesquisa da época comprovava a importância das micro e pequenas empresas na geração de emprego e renda. "Os números são representativos. Quase 70% dos empregos estão nas pequenas. Entretanto, precisamos criar políticas públicas mais eficazes e agressivas", afirma.

No entanto, quem possui uma pequena empresa ou quer abrir seu próprio negócio, com a entrada em vigor do novo Código Civil Brasileiro pode se preparar para novas despesas e uma série de exigências legais e burocráticas. O Código, alertam os especialistas, interfere e muito no funcionamento das empresas.

As micros e pequenas não escapam das novas regras. Em vigor desde 11 de janeiro, ele dá prazo de um ano para as empresas se adaptarem, mas o movimento nos escritórios de advocacia e contábeis já está maior.

O novo Código também aumenta a responsabilidade dos sócios perante os credores, que terão maior possibilidade de cobrar débitos e até penhorar bens pessoais do proprietário, desde que este cometa atos que contrariem o contrato e a lei. "Se o empresário não tiver condições de honrar as dívidas e o patrimônio da empresa for insuficiente para pagar os credores, ele poderá ter de pagar com seus bens pessoais", diz o advogado Cleodilson Sforzin, especializado em Direito Empresarial.

Leia mais:
- Código Civil exige mais de empresas menores


 

 
                                                Subir    
 

 DIA 14.02.03

  Eminência de guerra já traz consequências desastrosas para economia
   
 

 DIA 13.02.03

  América Latina quer proteger microempresas na Alca
   
 

 DIA 12.02.03

  Reajuste do mínimo não passará de R$ 234
   
 

 DIA 11.02.03

  Governo não enxugará carga tributária nem em 10 anos
   
 

 DIA 10.02.03

  CEF pagará reposição integral do FGTS
   
 

 DIA 07.02.03

  Governo se prepara para arquivar projeto de flexibilização trabalhista
   
 

 DIA 06.02.03

  Negros contam com o apoio de intelectuais para ingressar no Itamaraty