Home
 Tempo Real
 Coluna GD
 Só Nosso
 Asneiras e Equívocos 
 Imprescindível
 Urbanidade
 Palavr@ do Leitor
 Aprendiz
 
 Quem Somos
 Expediente


Dia 18.10.02

 

Consumidor abandona marcas mais caras para economizar

O aumento do desemprego e a queda na renda dos brasileiros nos últimos dois anos estão fazendo com que os consumidores troquem as marcas mais caras pelas de valor intermediário. A constatação é da pesquisa realizada pela Latin Panel/Ibope, batizada de "O consumidor brasileiro, 10 anos de história".

Segundo o estudo, num universo de 35 categorias de produtos, a venda das chamadas marcas premium caiu de 32% em junho de 2001 para 29% das vendas no país este ano. Já os itens de preços e qualidade intermediários cresceu de 40% para 44% em junho deste ano. As condições econômicas desfavoráveis só fizeram acelerar uma tendência de consumo que já se desenhava em anos anteriores. Entre 1998 e 2001, a participação das marcas intermediárias havia crescido de 38% para 40%, enquanto as premium caíram de 36% para 31%.

Essa propensão do consumidor brasileiro a experimentar novidades e alternativas mais baratas deve-se principalmente ao enorme crescimento no mercado de consumo de bens não-duráveis (alimentos, bebidas, produtos de higiene e limpeza). Os brasileiros tomaram gosto pelas novidades, deixando de lado a fidelidade às chamadas marcas líderes. Na última década, 75% dessas marcas perderam exclusividade, principalmente no setor de alimentos, e passaram a disputar espaço com concorrentes na cesta de compra dos brasileiros.

Leia mais:
- Renda menor faz os consumidores abandonarem as marcas mais caras

 

 
                                                Subir    
 

 DIA 17.10.02

  Sem dinheiro, empresas multiplicam suas dívidas
   
 

 DIA 16.10.02

  Era uma vez um natal...
   
 

 DIA 15.10.02

  Juros e dólar sobem, mas Serra pode cair
   
 

 DIA 14.10.02

  Comprar só à vista ou na promoção
   
 

 DIA 11.10.02

  Indústria paulista apresenta pior queda na taxa de empregos desde 1995
   
 

 DIA 10.10.02

  Trabalhadores não conseguem negociar seus salários
   
 

 DIA 09.10.02

  Sobram recursos do BNDES para o Turismo