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09/11/2007

FASHION.org

Concurso promovido por ONG de Luciano Huck vai premiar jovens estilistas



Na última terça-feira, o galpão que ocupa o número 1.121 da rua Sólon, no Bom Retiro, um dos maiores centros de moda de São Paulo, funcionava a todo vapor. Espalhados por diversas salas espaçosas, jovens muito concentrados vestiam e despiam manequins e costuravam numerosas peças de roupas, enquanto outros carregavam câmeras e escadas.

O ambiente parece o de um grande estúdio de TV, talvez um set de cinema, mas quem mantém este galpão em movimento é o Instituto Criar, a ONG criada em 2003 pelo apresentador Luciano Huck.

Nesta semana, a agitação aumentou com os preparativos do concurso L'Oréal Criando Moda -promovido pela ONG e pela grife de produtos de beleza-, que pretende revelar talentos fora dos "clubes" de fashionistas bem-nascidos.

A final acontece na próxima segunda-feira, na sede do instituto, quando os 17 finalistas terão de mostrar suas peças-piloto e defendê-las diante de uma banca de jurados formada por Paulo Borges, diretor da São Paulo Fashion Week, e pelo próprio Huck, entre outros. "É uma oportunidade de aparecer para o mercado e poder apresentar algo mais livre e autoral", diz Felipe Ramires, 19, que também trabalha com teatro.

Os prêmios para os cinco vencedores são bolsas de nível superior em cursos de moda e design do Senac e um desfile coletivo que acontecerá em março de 2008, numa passarela ao ar livre a ser montada na frente do instituto. "Desfiles na rua são uma forma mais democrática de mostrar as roupas do que as semanas de moda", afirma Mariana Castro, 18, que já vende algumas de suas criações de maneira independente.

A ONG de Huck forma anualmente 150 jovens em profissões técnicas ligadas à TV e ao cinema, entre elas, as de figurinista, cenógrafo, cabeleireiro e maquiador. "Notei que havia um déficit de profissionais técnicos qualificados na televisão. Daí surgiu a idéia de oferecer essa formação para jovens de baixa renda", diz o apresentador. No último mês, Huck detonou uma estrondosa polêmica no país, após escrever um artigo na Folha sobre a violência no Brasil.

Para o L'Oréal Criando Moda, os participantes foram pré-selecionados desde o início de 2007 por ONGs parceiras do Instituto Criar e escolas públicas. Os requisitos eram ter entre 17 e 24 anos, interesse em carreiras ligadas à moda e vir de família de baixa renda. "O mundo fashion precisa conhecer outras realidades além da do glamour", defende a concorrente Rafaela Porto, 20.

Vivian Whitman
Folha de S.Paulo.