HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 


03/03/2008

MBA transforma o perfil de quem atua na área de gestão de shopping centers

Para tentar preencher a lacuna existente na formação de executivos para o setor de shopping centers, a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) decidiu procurar a ajuda da Fundação Getulio Vargas (FGV). Depois de algumas conversas, nasceu a idéia de se criar um MBA voltado para gestores.

Com a entrada de importantes grupos estrangeiros no país nos últimos anos, o setor cresceu e se transformou exigindo novas habilidades para quem atua na área. O curso visa ajudar na formação desse novo perfil de profissionais, por isso tem sido bastante procurado.

Tanto que o MBA até agora formou 70 pessoas e segue para sua quarta edição, com uma média de 20 alunos por turma. "Há uma grande procura pelo curso impulsionada pela profissionalização do setor e o aporte de capital externo", ressalta Lúcio de Macedo, coordenador do MBA.

Primeiro curso no gênero na América Latina, o MBA em gestão de shopping centers tem duração de aproximadamente um ano e meio e conta com disciplinas como finanças, varejo e marketing, além de matérias específicas da área jurídica, técnica operacional, marketing de shopping e gerência comercial. "O conteúdo visa suprir o 'gap' na formação de superintendentes, que passaram a ter uma carreira ascendente", observa.

O MBA acontece apenas em São Paulo, mas de acordo com o coordenador do curso já há uma demanda por programas "in company" em várias regiões. Movimento que fez com que a FGV começasse a desenvolver cursos sob medida para os grupos em vários estados.

Segundo Macedo, há mercado não apenas nas capitais, como também nas cidades de médio porte. Ele cita Mossoró (RN) e Macaé (RJ), pólos com potencial para novos empreendimentos.

Valor Econômico