empreendimento
01/08/2008

São Paulo inspira construção de bar

Keila Baraçal

“Não posso deixar de colocar elementos da Praça Ramos no Bar. Ela faz parte da minha história”, afirma Daniel Mantovani, 38. O empresário está prestes a inaugurar o Boteco São Paulo, em Perdizes, zona oeste da capital. O bar, totalmente customizado com fotos e comidas tipicamente paulistanas, está em fase de decoração. Mas o que é preciso fazer para que um morador da cidade de São Paulo identifique um bar que homenageia a sua cidade?

Num tom assumidamente nostálgico, o empresário diz que fotos do Teatro Municipal não podem faltar. “A arquitetura da Praça Ramos me encanta. Não sei bem explicar o motivo.” Porém, depois de pensar um pouco mais sobre os motivos de sua atração pela arquitetura planejada por Francisco Ramos de Azevedo, o empresário revela que parte da sua história passou por ali.

Quando mais jovem começou sua carreira em um banco na Rua 24 de maio. Sempre se pegava andando pela região encantado com a arquitetura do local, sobretudo, depois que descobriu o Teatro Municipal. “Aquilo é maravilhoso”.

Claro que a foto do Teatro estará exposta no seu bar, mas Mantovani sente falta de imagens daquilo que considera também ser a cara do Centro de São Paulo: O Mappin (loja de departamento que ficava na Praça Ramos, bem de frente ao Teatro Municipal). Ele conta que sempre passava por ali e comprava alguma coisa para levar para casa. Agora, tem a missão de encontrar uma imagem do estabelecimento para colocar no bar.

Apesar do encantamento pelo Centro, o bairro escolhido para abrir o bar é o Pompéia pelo fato de ele ter mais outros dois bares na região - e também por morar lá desde que nasceu. A paixão pelos botecos vem da infância. Ele lembra do avô, cujo comércio passou por diversos bairros da zona leste. “Meu avô sempre foi botequeiro. Está no sangue.” Quem for ao bar, também encontrará no cardápio opções de lanches de mortadela e bolinhos de bacalhau.

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
01/08/2008
Economia criativa
30/07/2008
Balada substitui comanda por dedo
30/07/2008
Ivaldo Bertazzo apóia a revitalização da Cracolândia e abre escola de dança
28/07/2008 Número de usuários de crack aumenta nos últimos dois anos em SP
28/07/2008 Descubra os museus desconhecidos de São Paulo
28/07/2008 Prefeitura se retrata por ter apagado grafite em SP
25/07/2008
Jovens do Grajaú produzem vídeos em projeto de renomados cineastas
24/07/2008
Prefeitura começa a regulamentar o Parque Augusta
24/07/2008
Software de animação é usado em favor da educação
23/07/2008 Cultura é Currículo
Mais matérias