HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

educação

07/08/2006

Ensino integral estimula a participação dos pais

Erika Vieira

A EMEI Zilda de Franceschi, localizada na Vila Madalena, zona oeste da cidade de São Paulo, atende 260 crianças em tempo integral. Os alunos passam cerca de oito horas na escola, transformando o ambiente em um segundo lar, o que aumenta o interesse dos pais em participar mais do cotidiano escolar.

“Estamos sempre pedindo a participação dos pais”, explica a coordenadora pedagógica Marisete de Baros Nardone. A inclusão da comunidade nas questões da escola vem desde a elaboração do Projeto Político Pedagógico, os pais opinam sobre como deve ser transmitido o aprendizado. ”O desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico é uma coisa diferenciada das outras escolas públicas porque temos a participação coletiva”, diz Marisete. Um exemplo de integração é o Projeto Som, Cores e Sabores da Literatura que reúne os pais para lerem histórias aos filhos.

A parceria com outras instituições também contribui para garantir um ensino de qualidade em tempo integral. “Parceria é fundamental. Temos com o Brincar, Cidade Escola Aprendiz, FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP), o posto de saúde e outros”, fala a coordenadora.

No caso da FAU a junção com a EMEI produzirá benfeitorias não apenas para os alunos, mas para toda comunidade. Os arquitetos da universidade estudam transformar o espaço externo da escola em um local público de fato, um lugar educativo aberto à população.

Além dessas iniciativas outros espaços são utilizados como extensão escolar. Os professores usam a Praça Elder Sader, que fica no mesmo bairro, para promoverem festas em conjunto com outras entidades, como a EMEF Olavo Pezzotti e o posto de saúde.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
04/08/2006
Experiências educacionais no Brasil
01/08/2006
Cai o número de aprovados no ensino médio em São Paulo
01/08/2006
Bônus Salarial para os professores em Pernambuco
31/07/2006 Cursos abordam futsal, musculação e até o Carnaval
26/07/2006
Pernambuco terá especialização em educação indígena
21 /07/2006
Quadro de desempenho na Prova Brasil de Campo Grande, Curitiba, São Paulo, Macaé e Sertãozinho
14/07/2006
Estudantes aprendem a preservar em Campos
14/07/2006
Escolas com ações comunitárias têm melhor desempenho na Prova Brasil em relação ao restante da capital
12/07/2006
Escola número 1 em 8º série
12/07/2006
Valorização de seus professores faz cidade ficar em primeiro lugar na Prova Brasil
11/07/2006
Relação professor aluno faz escola se destacar na Prova Brasil