NOTÍCIAS
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | PALAVRA DO LEITOR | QUEM SOMOS
 
Abastecimento
07/10/2003

Racionamento afeta 220 mil em 6 cidades da região de Campinas
 

Pelo menos 220 mil pessoas de seis cidades da região de Campinas, a 95 km de São Paulo, enfrentam a falta d'água devido ao racionamento no abastecimento. Os níveis dos reservatórios, represas e rios diminuíram por causa da estiagem, que já dura aproximadamente 50 dias.

As cidades que adotaram o esquema de racionamento são Engenheiro Coelho, Itu, Rio das Pedras, Saltinho, Santo Antônio de Posse e São Pedro. Os municípios de Sumaré e Holambra estão na iminência de adotar a medida.

Em Itu, além de o nível do reservatório estar em 40% de sua capacidade, o prefeito Lázaro Piunti (sem partido) afirma que o rodízio foi implantado por falta de verba para o tratamento da água.

O pior quadro é o de Rio das Pedras, onde o Saae - Serviço Autônomo de Água e Esgoto - adotou, ontem, o racionamento de oito horas diárias. As torneiras ficam "secas" na cidade das 8h às 16h.

"Desde julho implantamos o racionamento das 9h às 13h, mas essa medida não foi suficiente", declarou o diretor do Saae, Antonio Sérgio Angeleli.

Na semana passada, os municípios Saltinho e São Pedro aderiram ao racionamento. Em Saltinho, o reservatório está praticamente seco. O fornecimento de água é interrompido das 9h às 16h. Em São Pedro, a água não chega às residências entre as 13h e as 17h.

Em Engenheiro Coelho, a estiagem agravou o problema natural de escassez de água. Há três meses, a cidade tem o abastecimento interrompido das 9h às 16h por causa da precariedade da estação de tratamento de águas.

LEIA MAIS