HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

projeto
08/02/2007
Museu atua na inclusão social de pessoas em situação de rua

Erika Vieira

O segundo museu mais visitado da cidade de São Paulo está unindo a atuação cultural com a social. A proposta foi criada pelo Memorial do Imigrante que abriu suas portas de emprego aos moradores de rua.

”Estamos desmistificando a idéia de que o homem de rua é o que vai roubar. São pessoas que precisam de oportunidade”, explica Ana Maria Leitão Vieira, diretora do Memorial. A idéia surgiu em razão do museu ser vizinho do Arsenal da Esperança - instituição que presta auxilio social a imigrantes e migrantes em situação de rua, e também parceira no projeto – por isso, resolveram fazer um programa para que essas pessoas passassem a freqüentar o Memorial.

Foi então que surgiu a idéia de oferecer trabalho aos albergados dentro do museu. Atividades ligadas a museologia, história e turismo são desempenhadas pelos participantes. São eles que passaram a contar para o público visitante a história atual e do passado do museu, já que hoje são os que a vivenciam. “Temos a possibilidade de mostrar uma frente de trabalho que existe dentro do museu, mas que muitas vezes as pessoas não conhecem”, fala a Roseli Atsuko Utiyama, técnica de assuntos culturais do Memorial.

”Estamos conseguindo quebrar o preconceito que as pessoas tem com imigrantes e pessoas de rua”, diz Ana Maria. Ela conta casos de pessoas qualificadas que precisavam apenas de uma oportunidade para dar a volta por cima, como é o caso de um albergado que fala nove idiomas e que passou a integrar o quadro de funcionários da administração do museu. ”O albergado é visto como alguém que não dá certo na sociedade. Fazendo isso, mostramos que há a possibilidade de inclusão”, completa Roseli.

O projeto piloto está com dois meses de implantação, oferecendo uma bolsa auxilio a dez participantes e pretende ampliar esse número.

 

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
31/01/2007
Após dois anos, Palácio das Indústrias pode abrigar Museu da Criança
11/01/2007
Frequentadores querem MAM na OCA
30/01/2007
CD no farol
26/01/2007
Graffite homenageia imigração japonesa no túnel da Paulista
24/01/2007
38% dos formandos em Medicina são reprovados
22/01/2007
Professores da roça ganham curso exclusivo em federais
19/01/2007
Aniversário de São Paulo marca a volta de Os Mutantes
17/01/2007
Museu voltado para a arte do jovem
16/01/2007
Grande campanha contra corrupção
12/01/2007
São Paulo ganhará 10 novas Fatecs