.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

desarmamento
16/03/2005
Rio abriga 1º seminário no mundo sobre regulamentação do uso de armas

O Rio de Janeiro vai sediar, de hoje até sexta-feira, o primeiro encontro no mundo sobre regulamentação do uso de pequenas armas por civis, uma parcela da população que detém cerca de 60% dos armamentos leves do planeta. O evento vai reunir no Hotel Pestana, em Copacabana, representantes de 18 países, organizações internacionais (incluindo PNUD) e organizações não-governamentais, e vai abordar a experiência de desarmamento no Brasil, na Austrália, África do Sul e Camboja.

Entre os representantes brasileiros, o ministro da Justiça, Marcio Thomaz Bastos, o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o deputado federal Luiz Eduardo Greenhalgh vão participar da abertura do Seminário Internacional Sobre Regulamentação da Posse e do Uso de Armas Pequenas por Civis. Eles falarão sobre o Estatuto do Desarmamento, em vigor desde 2003, e sobre o referendo de outubro, o primeiro da história do Brasil, em que a população vai votar se é contra ou a favor a proibição do comércio de armas de fogo para civis.

“Os impactos de uma regulamentação ineficiente da posse e do uso de armas por civis são profundos e nefastos, tanto em zonas de guerra como em frágeis processos de paz, e mesmo em contextos de paz, com armas usadas para perpetrar a violência doméstica, suicídios e crimes violentos”, afirma um comunicado da ONG Viva Rio distribuído à imprensa. “O assunto deve ser analisado e discutido para que se identifique a melhor forma de harmonizar boas práticas e regimes de controle eficazes”, completa. Além do Viva Rio, também são organizadores do seminário a ONG Centre for Humanitarian Dialogue, o governo brasileiro e o Instituto Sou da Paz.

O seminário reunirá representantes do governo da África do Sul, Áustria, Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Eslovênia, Finlândia, Holanda, Irlanda, Jordânia, Mali, México, Noruega, Quênia,Tailândia, Reino Unido e Uruguai. Na quinta-feira (17), será apresentado o estudo “Brasil: As armas e as vítimas”, coordenada pelo diretor-geral do Viva Rio, Rubem César Fernandes.

O diretor do Escritório do PNUD para Prevenção e Recuperação de Crises, Peter Batchelor, vai ministrar a palestra “Prevenção e redução da violência armada: uma perspectiva de desenvolvimento”, na quarta-feira, ás 16h.

As informações são da PNUD Brasil.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
16/03/2005 Crea lança concurso de criação de carrinho para coleta seletiva
16/03/2005 Anhangabaú terá eventos esportivos no domingo
16/03/2005 Aumento de remédios deve ficar entre 7,39% e 5,89%
15/03/2005 Vendas do comércio crescem pelo 14º mês seguido, diz IBGE
15/03/2005 UFMG populariza computador barateando custo para escolas
15/03/2005 Venda de livros usados cresce 20%
15/03/2005 Classes A e B são maioria em universidade federal
14/03/2005 Mercado aposta que juro sobe mais 0,5 ponto nesta quarta