TURISMO
16/07/2007

Com muito humor, Parlapatões fazem city tour em pontos turísticos de São Paulo

João Batista Jr.


Assim como Paris, Londres, Barcelona e tantas outras capitais européias, São Paulo agora conta com um serviço de city tour em que os turistas passeiam de ônibus para visitar algumas atrações da cidade. “Mas aqui tem uma diferença: procuramos mostrar uma perversidade que a cidade esconde”. Quem informa é o ator e, agora, guia turístico, Hugo Passolo – idealizador do tour pelo “Pior de São Paulo”.

Integrante do grupo Parlapatões, Passolo conta que o passeio não quer exatamente mostrar os pontos feios da cidade. “São Paulo é muito bombardeada por todos, é difícil alguém falar bem da cidade. Então, ao invés de mostrar aquilo que as pessoas já criticam, procuramos expor um outro lado”.

E esse outro lado envolve humor e sátiras a pontos sofisticados da cidade, que em um tradicional city tour estaria incluso no roteiro de visitas. Mas sem a tal “perversidade”.

Por exemplo, com um grupo de 44 pessoas, limite máximo do ônibus, os atores estacionaram em frente ao restaurante Fasano para dar um workshop de culinária. “Ensinamos os turistas a preparar o melhor churrasquinho de gato da cidade”. Já na Daslu a temática foi outra: “como ser uma sacoleira eficiente para ter, um dia, sua própria butique”.

Quer passear?
Para realizar o city tour basta ir até o espaço dos Parlapatões na Praça Roosevelt nos horários de saída, embora o grupo avise que “assim como as companhias aéreas, poderemos atrasar e não daremos satisfações. Quem se irritar que relaxe e goze“.

Além dos 44 turistas-espectadores, o ônibus transporta “solícitas rodo-moças servindo café frio”. O passeio dura cerca de 90 minutos. Iniciado no fim de semana passado, o projeto se estende apenas para este próximo sábado e domingo. “Gostaríamos de realizar o city tour pelo menos uma vez por mês”.

Passolo informa que dentro do ônibus ocorrem diversas piadas e sátiras, e que o texto é quase todo improvisado. “Em cada passeio vamos para lugares diferentes”. Ainda que tenha feito poucas viagens, o sucesso do city tour já é sentido: no último sábado, um comboio de 15 carros seguiu o ônibus dos Parlapatões. “É uma pena que essas pessoas só assistam às apresentações em frente aos pontos turísticos”, lamenta Passolo. “É que dentro do ônibus também acontece muita coisa engraçada”.

Serviços:
Dias 21 e 22 de Julho. Sábado às 16h00 e às 22h30, domingo às 16h00.
Ingressos Gratuitos. Retirar senha uma hora antes de cada sessão, uma vez que reservas não são feitas. Saída e retorno: Espaço Parlapatões (Praça Franklin Roosevelt, 158 Consolação - Tel.: 3258 4449)

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANterioreS:
16/07/2007
Projeto é lançado para aumentar o espaço público e diminuir a violência
13/07/2007
Tatuagem e Música na Praça são opções culturais para o paulistano
12/07/2007
Poli alcança êxito com educação cooperativa
11/07/2007
Parque Ibirapuera terá mais vagas pagas a partir do dia 16
10/07/2007
São Paulo sofre grande déficit de ciclovias
10/07/2007
América Latina volta para o foco diplomático de Bush
06/07/2007
Museu conta a história da Revolução de 32
06/07/2007
Experiências que facilitam a vida do pedestre e o trânsito
05/07/2007
Medidas simples farão escolas passarem de três para dois turnos
04/07/2007 Especulação sobre fechamento de escola estadual mobiliza mães e alunos
Mais matérias